Ukor

Nosso Blog

Jejum intermitente – você sabia que ficar longos períodos sem comer pode ser ruim?

pexelsphoto326281

É muito comum ouvir falar sobre novas dietas milagrosas, capazes de gerar resultados rápidos desde que você esteja disposto a ficar longos períodos sem comer. A mais famosa — e também antiga — é a dieta do jejum intermitente, que consiste em ficar mais de 16 horas sem se alimentar, entre uma refeição o outra.

Qual o mecanismo de ação dessas dietas?

É simples, a partir do momento que você não consome calorias/energia, seu corpo passa a utilizar suas próprias reservas, principalmente aquelas estocas na forma de gordura, no tecido adiposo. Desse modo, como o consumo alimentar tende a ficar diminuído, no longo prazo, a pessoa emagrece.

Existem consequências negativas do jejum prolongado?

Essas dietas realmente podem trazer alguns benefícios, mas o que raramente se comenta são os efeitos adversos delas. Afinal nos dias de hoje em que temos comida em abundância, ficar mais de 16 horas sem comer, mas vendo comida a todo momento pode ser muito complicado.

Enquanto algumas pessoas podem lidar bem com essa provação, outras podem ter efeitos bem agressivos, como pensamentos obsessivos com comida e até mesmo episódios compulsivos. Por isso é importante ter muito cuidado com essas dietas da moda, pois elas não levam em consideração os fatores emocionais que tanto nos influenciam.

Nenhuma dieta vale o risco à saúde

Por mais que os efeitos a curto prazo sejam atrativos, existem riscos importantes que devem ser levados em consideração. O jejum ®é uma opção? Sim! É a única? Não! Mesmo para emagrecimento os estudos mostram que você consegue os mesmos resultados comendo de tudo. A grande pergunta é: o que faz sentido para você?

Se você quer conhecer outras opções, a alimentação intuitiva é uma ótima forma de trabalhar as necessidades do seu corpo para ir ao encontro de suas metas.  E lembre-se: o mais importante é a sua saúde estar sendo preservada. Conheça os limites do seu corpo e não caia em promessas milagrosas.

Agora que você conhece os riscos de ficar longos períodos sem comer, repasse essa informação aos seus amigos. Compartilhe o post nas suas redes sociais!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress