Confira algumas práticas que te ajudarão a manter o foco e as entregas em dia, durante o Home Office.
Trabalhar em casa já foi o desejo de muita gente, mas quando de fato acontece, muitos se encontram perdidos e desmotivados. Além de sentir uma queda significativa na qualidade das entregas ou até mesmo da sua produtividade.
Em muitos casos isso ocorre pois quando estamos em casa não temos hábitos que separam o nosso trabalho e a nossa vida pessoal. Por isso, nós da UKOR listamos 6 dicas valiosas para te ajudar a se manter produtivo enquanto trabalha de casa (Home Office).
1 – Faça um check list das ferramentas básicas
O que você faria se no meio de uma reunião decisiva feita por vídeo conferência a sua internet caísse? Ou se você fosse começar o trabalho remoto e não conseguisse ligar o computador?
Essas e outras situações podem acontecer com frequência e costumam impactar negativamente o home office de muitos profissionais. Por isso, inicialmente, é fundamental que você tenha toda a tecnologia básica para trabalhar em casa.
Logo, precisará fazer um check list dos itens que permitirão o trabalho remoto. Por exemplo:
- Energia elétrica estável;
- Uma boa conexão de internet;
- Telefone disponível;
- Um computador ou notebook com o mínimo de desempenho necessário;
- Softwares que permitam a execução das suas atividades (excel, word, power point, photoshop, etc);
Dentre esses itens, é muito importante dar atenção especial para a internet e o computador ou notebook, pois são eles que viabilizarão quase todo o trabalho e comunicação com o restante da equipe ou clientes.
2 – Prepare um ambiente adequado
Sabemos que quando estamos em um ambiente bagunçado, barulhento ou desconfortável, o nosso foco vai para o espaço. Assim como nossa produtividade e motivação.
Por isso, escolha um ambiente fixo para ser o seu lugar de trabalho (isso é importante durante o Home Office). Opte por um lugar onde você possa ficar sozinho e em silêncio, como um quarto onde há a possibilidade de fechar a porta e janelas. Organize esse seu espaço como está acostumado no trabalho ou como se sentir melhor.
Vale reforçar que trabalhar no sofá ou em frente a televisão não é recomendado. Essa prática pode impedir que você realize as suas entregas ou se concentre no que realmente importa.
3 – Vista-se de maneira adequada
Para muitos, a maior tentação do home office pode ser trabalhar de pijama no sofá, não é mesmo? Mas assim como o ambiente adequado, a roupa também é peça chave para o sucesso do home office.
O nosso cérebro precisa entender que está na hora de trabalhar, e não de lazer ou descanso. Dessa forma, recomendamos que você troque de roupa antes de começar o seu horário de trabalho. Dê preferências para roupas que você usa quando vai para a empresa, assim será mais fácil do seu cérebro assimilar que está na hora de colocar a mão na massa.
4- Fuja das distrações
Uma das maiores dificuldades de quem faz home office está aqui, nas inúmeras distrações e tentações que existem em casa. Por mais tentador que seja, acompanhar as redes sociais, olhar as notificações do celular, ficar no sofá, assistir tv ou até mesmo dar aquela espreguiçada na cama, são práticas que devem ser evitadas na hora do expediente. Deixe-as para os horários de lazer.
Para aqueles que moram com familiares ou pessoas queridas, as distrações tornam-se ainda mais complicadas. Afinal, queremos o tempo todo conversar, cuidar das crianças, brincar com o pet, ajudar a mãe ou o parceiro(a). Para evitar que isso ocorra é fundamental estabelecer um diálogo claro e honesto com as pessoas que dividem o ambiente com você, estabelecendo horários e espaços.
5 – Respeite as pausas para descanso
Como no escritório, o trabalho remoto também exige as pausas para beber água, ir ao banheiro, preparar um lanche e realizar alongamentos. Essa prática é essencial para não sobrecarregar o cérebro de informações ou cobrança.
Existem estudos que comprovam que nosso cérebro produz mais quando fazemos pequenas pausas ao logo da jornada trabalho.
6 – Planejamento é tudo
Por fim, tenha em mente que o segredo para um home office produtivo é o planejamento. Desde o local de trabalho até os hábitos e horários. Crie uma rotina com horários estabelecidos e prazos de entrega.
Separar a roupa que vai vestir e fazer listas de tarefas na noite anterior é uma boa maneira de começar o dia mais concentrado e tranquilo. Seguir uma agenda favorece a diminuição da ansiedade e melhora o foco.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre home office, que tal escutar esse podcast sobre produtividade no trabalho?
Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!