Muitas pessoas relatam dificuldades em iniciar e manter uma conversa, e isso acaba interferindo em sua vida pessoal e profissional. Assim, o livro de Steve Allen, intitulado “Técnicas de conversação para principiantes”, recomenda algumas técnicas para melhorar a conversação, tornando-a simples e produtiva. Veja abaixo, como ter uma comunicação mais assertiva:
- Não seja multitarefa
Segundo Allen, você deve estar presente e atento à conversa. Isso significa deixar de lado o celular, o computador, a TV ou qualquer outra coisa que pode desviar a sua atenção. Significa também estar presente no momento da conversa. Nada de ficar imaginando quais tarefas você precisa cumprir, o que vai comer no jantar ou naquela discussão que você teve com seu cônjuge. Se a conversa não te agrada, saia dela, mas não esteja meio presente e meio ausente.
- Não seja dogmático
Se você quer expressar a sua opinião, mas não dá a oportunidade do outro expressar a sua, Allen sugere que você escreva um blog. Ele considera essas pessoas “sabichonas” chatas, que querem impor a sua opinião sem dar a oportunidade de réplica, discussão ou contribuição. Assim, comece cada conversa supondo que você tem algo a aprender, seja um ponto de vista diferente, uma curiosidade ou mesmo o modo de se comunicar. Segundo Bill Nye, “cada pessoa que você conhece sabe algo que você não sabe”.
- Use perguntas abertas
Quando você faz perguntas fechadas, como “tudo bem com você?”, a probabilidade da pessoa responder “sim” é grande, por mais que não esteja tudo bem. Assim, utilizar perguntas abertas pode ser útil para uma boa conversação, já que permite que a pessoa descreva o que está sentindo e pensando. Comece a perguntar “como você está?”, “como foi o seu dia?” ou “como você está se sentindo?”, e note como a conversa começa a fluir melhor.
- Siga o ritmo
Allen diz que vários pensamentos virão à sua mente enquanto você está conversando, mas é preciso deixá-los de lado e acompanhar o ritmo da conversa. Às vezes, uma pessoa está falando algo e você acaba divagando e, depois, perguntando o que já foi respondido. Assim, histórias e ideias virão à sua cabeça, mas deixe-as de lado e siga o ritmo da conversa.
- Não compare suas experiências com as dos outros
Se em uma conversa, alguém falar sobre a perda de uma pessoa querida ou sobre o término de um relacionamento, não comece falando sobre a sua perda ou sobre o seu término. As experiências e os modos de sentir nunca são os mesmos. Saiba que uma conversa não é uma competição, sobre quem sofreu mais ou sobre quão incrível você é por ter superado determinada situação. Respeite e acolha o que o outro está sentindo, isso sim é ser incrível!
- Não seja repetitivo
Uma pessoa repetitiva é cansativa. E temos a tendência de repetirmos determinadas coisas, especialmente falando sobre nosso trabalho ou nossos filhos. Evite a repetição e saiba conversar sobre assuntos diversos.
- Evite os detalhes
Sinceramente, as pessoas pouco se interessam por nomes, datas ou detalhes que você traz para a conversa. As pessoas estão interessadas em você, e no que você tem a contribuir. Então, esqueça os detalhes, os nomes longos, as datas, os nomes das ruas, e vá direto ao assunto.
- Escute
A dificuldade de escutar o outro é muito mais comum do que imaginamos. Isso porque quando estou falando, não preciso ouvir o que não me interessa, recebo a atenção de todos e estou no controle da situação. No entanto, uma conversa não é um monólogo, e escutar o outro tem sido uma das habilidades mais requeridas e que pode evitar muitos conflitos. Assim, esteja atento, de fato, ao que o outro está dizendo. Steven Covey disse “muitos de nós não escutamos com a intenção de entender, escutamos com a intenção de responder”.
- Seja breve
Em uma conversa, é importante sermos breves e objetivos. Ninguém gosta de conversar com alguém que fica contando os pormenores, dando voltas no assunto e não chega a lugar nenhum. Seja breve, e mantenha o interesse do outro indo direto ao ponto.
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Referência:
ALLEN, Steve. Técnicas de conversação para principiantes. Createspace Independent Publishing Platform, 2017.