O aumento no número de casos e a disseminação global levaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o coronavírus como uma pandemia.
A OMS evita usar o termo para não causar pânico e ansiedade sobre a doença, e foi justamente isso que se verificou ao longo da semana. Juntamente com o aumento no número de infectados e de países afetados, notamos o aumento do pânico, estresse e ansiedade da população global.
E é normal nos sentirmos estressados e ansiosos nesse momento, devido às incertezas em torno da doença, que se tornou uma pandemia e de como devemos organizar nossas rotinas. No entanto, é importante estarmos atentos ao quanto esses estados emocionais podem interferir na nossa saúde, já que mais do que nunca precisamos do nosso sistema imunológico funcionando adequadamente.
Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e Conteúdos exclusivos!
Estresse, ansiedade e imunidade
Pesquisas apontam que o estresse e a ansiedade podem ter efeitos prejudiciais no sistema imunológico. Quando estamos estressados, o nosso corpo produz cortisol que, inicialmente, aumenta a imunidade, reduzindo a inflamação, mas, com o passar do tempo, têm efeito oposto, e os níveis excessivos de cortisol começam a aumentar a inflamação.
Assim, há uma sobrecarga do sistema imunológico, comprometendo sua capacidade de nos proteger. Além disso, o estresse e a ansiedade também diminuem a produção de glóbulos brancos, essenciais no combate às infecções. Portanto, é fundamental manejar o nosso estresse e ansiedade, ainda mais em situações como essa, de quando mais precisamos do sistema imunológico.
Como combater o estresse e a ansiedade?
Além das recomendações amplamente divulgadas pela OMS, como o isolamento e a lavagem e higienização das mãos, é importante adotar medidas para reduzir o nível de estresse e ansiedade e, logo, o nível de cortisol no nosso sangue. Seguem abaixo algumas dicas:
1.Pratique exercício físico
A prática de exercício físico reduz o nível de estresse e melhora o nível de condicionamento físico, o que aumenta a imunidade. Embora devemos evitar aglomerações, podemos praticar algum exercício em casa ou ao ar livre.
2.Utilize aplicativos para redução de estresse e ansiedade
Explore ferramentas digitais de bem-estar, que não exigem o contato direto com outras pessoas e, além do mais, podem ser gratuitos! A UKOR possui diversas ferramentas para aliviar o estresse e a ansiedade, e é totalmente gratuito!
3.Foque no que você pode controlar!
Há muitas coisas nessa pandemia que não podemos controlar. Então, ao invés de ficar estressado e ansioso com isso, busque informações reais e fidedignas, e faça o que você pode controlar: siga as orientações da OMS, como lavar e higienizar sempre as mãos, evitar tocar a boca e o nariz e evitar aglomerações, entre outras.
Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.
Podcasts
🎧 Spotify
🎧 Deezer
Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!