Alongamentos são fundamentais para estimular a circulação sanguínea e preparar os músculos para o dia. Mas, você sabia que existem alongamentos para diminuir a ansiedade?
Quando você fica estressado, é comum que o corpo reage contraindo e enrijecendo as musculaturas, principalmente os do pescoço e costas.
Então porque usar alongamentos para diminuir a ansiedade?
Se a reação natural do corpo é se contrair quando sintomas de estresse e ansiedade aparecem, é preciso estimular novamente a circulação e o relaxamento nesses locais.
O alongamento permite que isso aconteça e ajuda a dar uma pausa necessária para o autocuidado e relaxar.
Conheça então alguns dos melhores alongamentos para diminuir as tensões que podem contribuir com um corpo estressado e ansioso:
1 – Alongamento de cabeça e pescoço
Para a cabeça, é preciso que esteja sentado em uma cadeira, com a postura reta. De forma delicada e com cautela, faça movimentos circulares de forma devagar e sem movimentos bruscos.
Para o pescoço também é preciso cautela para não se machucar. Para esse alongamento, segure com a mão o topo da cabeça e force levemente em direção ao ombro, mas por no máximo 20 segundos.
2 – Alongamento de ombro
Esses músculos também são altamente afetados pela tensão, causando dores intensas e podendo desencadear até enxaquecas.
Portanto, aqui faça movimentos circulares primeiro para frente, e depois para atrás. Mas cuidado com movimentos bruscos e que possam forçar demais.
3 – Alongamento de braço e punho
Movimentos repetitivos, associados a ansiedade, podem causar severas dores nesses locais.
Para o braço, mantenha a postura ereta e estique um braço, segurando o cotovelo com a mão e o pressionando contra o peito. Repita o processo com o outro braço, respeitando o tempo.
Já para os punhos, estique ambos os braços para a frente e feche as mãos. Feito isso comece a rodar os punhos, em movimentos suaves, nas direções horário e depois anti-horário.
4 – Esticamento e torção da coluna
Ficar sentado na mesma posição prejudica a coluna e lombar, causando dores e travamentos nessas regiões. Porém, esses alongamentos para diminuir as tensões ajudam a melhorar essas dores e reduzir os efeitos negativos do estado ansioso.
Em pé, se estique como se estivesse se espreguiçando ao acordar, movimentando a coluna delicadamente, esticando ela de forma a melhorar a tensão.
Para a torção, a melhor posição é estar sentado. Em posição ereta, mantendo o quadril imóvel, torça o seu tronco para o lado esquerdo, mantendo por um breve tempo e depois repita para o outro lado.
É normal nesses dois alongamentos ouvir aqueles familiares sons de estralos, isso não é preocupante, desde que não seja proveniente de um esforço muito grande.
5 – Alongamento de perna
A ansiedade tem uma característica de prejudicar a circulação sanguínea dos membros inferiores, aumentando a chance de espasmos, inchaços e cãibras. Além de provocar aqueles balanços ou sacudidas das pernas,
Então, estique a perna e faça movimentos para cima e para baixo. Depois a flexione e segure junto ao corpo, prendendo o joelho.
6 – Alongamento de pés
Esses são os campeões de ficar inchados e doloridos após um longo dia ou um período de estresse.
Mais uma vez, com as pernas esticadas, gire os pés esticados no sentido horário e também anti-horário. Depois em pé, com a ponta dos pés no chão, estique o tornozelo.
Pratique esses movimentos frequentemente e sempre que se sentir ansioso.
Esse hábito começa a ter mais eficiência nos momentos necessários, se você gostou desse material, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos exclusivos como esse.