Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Ansiedade e Depressão: você sabe qual a diferença?

AnsiedadeeDepressaovocesabequaladiferenca-2

Ansiedade e depressão: popularmente conhecidas como as doenças do século. Com a vida mais corrida, pressão cada vez maior e tantas decisões, não é difícil achar alguém que sofra com esses distúrbios.

Saber reconhecer os sintomas e identificá-los o quanto antes, no entanto, é fundamental para que a ansiedade e depressão sejam tratadas e controladas logo em seu inicio. 

Nesse artigo vamos apresentar alguns sintomas de cada uma, para te ajudar a reconhecer mais facilmente e procurar o quanto antes a ajuda de um profissional capacitado na área.


Primeiro, aprenda a como não confundir ansiedade e depressão com estresse do dia a dia

Nos consultórios de psiquiatria e psicologia, aparecem muitos pacientes desconfiando estarem com um desses distúrbios. Mas, por vezes, esses pacientes estão passando apenas por momentos difíceis, causados por pressão e estresse. 

Para ser diagnosticado por ansiedade ou depressão, é preciso possuir alguns sintomas, apresentados por um determinado período de tempo. Confira alguns critérios de cada um deles:

Transtornos de ansiedade

Antes de apresentar os sintomas da ansiedade, é preciso um alerta: a ansiedade é inerente de todo ser humano. É um estado natural de alerta, para prever e se adiantar de um potencial perigo.

Portanto, em situações que possuam um estressor, como por exemplo aquele frio na barriga antes de uma entrevista de emprego, é natural se sentir ansioso.

Porém, quando isso deixa de ser normal e se torna um transtorno?

Quando esse estado ansioso se torna frequente, aparecendo em situações comuns, mesmo quando se está aparentemente relaxado e sem nenhum fator de estresse.

Além disso, quando começar a afetar sua qualidade de vida e relações de trabalho e sociais, aí é preciso acender a luz de alerta. Existem vários tipos de ansiedade, porém todas elas se enquadram dentro do Transtorno de Ansiedade. Confira abaixo alguns sintomas:

1- Pensamentos repetitivos, compulsivos, sempre pessimistas e catastróficos.

2 – Sintomas somáticos, ou seja, problemas físicos que aparecem juntamente com a ansiedade: enxaquecas, dores musculares provenientes de tensão, úlceras e gastrites, alergias, entre outros.

3 – Sintomas físicos, como excesso de sudorese, taquicardia, respiração rápida e ofegante, tremedeira, dificuldade em se equilibrar.

4 – Insônia, ataques de pânico frequentes e dificuldade em executar tarefas cotidianas. 

5 – Comportamentos compulsivos e irracionais, como roer unhas e comer sem controle.

6 – Dificuldade em relaxar e em manter atividades que antes eram prazerosas.

Transtorno de depressão

Depressão é muito mais difícil de ser reconhecida. Isso porque, dentro dos transtornos de depressão, temos também diversos subtipos, que causam diferentes grupos de sintomas, variantes para cada pessoa.

Por exemplo, nem sempre a pessoa com depressão fica com aquela famosa imagem de reclusa e triste. Muitas vezes ela atinge um estado maníaco, ou seja, o oposto ao comportamento que sempre teve.

Existe, inclusive, uma categoria que mistura sintomas de ansiedade e depressão, também conhecida como depressão ansiosa. Conheça abaixo os sintomas mais comuns dos transtornos depressivos:

1- Disforia, alterações de humor constantes, alternando entre tristeza profunda ou mania extrema.

2- Alteração de hábitos alimentares: passa a comer muito, ou não conseguir mais comer.

3- Distúrbio de sono: excesso de sono ou insônia.

4- Fadiga, tristeza, desanimo, pouca ou nenhuma força para realizar atividades rotineiras.

5- Baixa autoestima e pouca vontade de socializar.

Saiba a hora certa de procurar ajuda

Conforme abordamos, ansiedade e depressão são transtornos muito parecidos,  praticamente irmãos e possuem sintomas difíceis de serem reconhecidos.

Portanto, fique sempre atento a qualquer alteração na sua saúde mental. Quanto antes descobertas, mais rápido é o tratamento e mais fácil fica de minimizar suas consequências.

Nunca tente lidar com elas sozinho: o tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico são fundamentais para reorganizar sua vida e colocar tudo no devido funcionamento.

Vale lembrar também que nenhum artigo da internet é capaz de dizer se você está ou não com Ansiedade e Depressão. Portanto, mesmo que você esteja com alguns sintomas apresentados, somente um médico especializado na área pode te dar certeza disso.

Se você gostou desse artigo e ele te ajudou, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress