Abandonar o cigarro é um desafio, mas é uma atitude nobre e que merece total foco, principalmente pelo bem da qualidade de vida e da saúde. A primeira dica é estar ciente de que haverá momentos de abstinência e que é preciso ser forte para resistir, mas existem outras dicas que podem fazer a diferença e ajudar você a ter sucesso nessa jornada, como a prática de exercícios físicos, por exemplo.
Algumas atividades não só atuam no fortalecimento do corpo e da parte cardiorrespiratória, mas também são uma verdadeira terapia para quem está tentando abandonar um vício. No artigo de hoje, você vai conhecer algumas modalidades que podem ajudar você a largar o cigarro e ter uma vida com mais saúde e bem-estar. Acompanhe!
Atividades físicas para abandonar o cigarro: corrida
A corrida é uma atividade aeróbica que exige fôlego e muita determinação. Por isso, o cigarro é o inimigo número 1 de quem pratica esse esporte, já que uma das características dos fumantes são os pulmões mais comprometidos e justamente a falta de fôlego.
Quem pretende participar de uma prova, emagrecer ou até abandonar o cigarro tem na corrida uma excelente aliada. Além disso, correr ao ar livre ou na academia ajuda você a distrair a mente, focar em seus objetivos e ficar longe dos pensamentos que podem fazer você a voltar para o cigarro.
Aulas variadas
As aulas, sejam elas coletivas ou somente com o professor, são uma excelente dica para quem quer abandonar o cigarro. Você pode optar por aulas de dança, pilates, tênis e qualquer outra modalidade que tiver vontade de aprender.
Ter um compromisso marcado com um grupo ou com um professor faz você ter mais responsabilidade e assiduidade nos treinos. Para acompanhar o ritmo da turma, o cigarro tem que ficar de lado, certo? Além disso, as aulas incentivam você a levar uma vida mais saudável, a interagir com outras pessoas e trocar experiências.
Boxe
O processo para abandonar o cigarro de vez pode ser complicado e desafiador, e muitas vezes a falta que ele faz ao corpo pode trazer momentos de instabilidade emocional, resultando em algumas crises nervosas, por exemplo.
A prática do boxe ou de qualquer luta pode ajudar a direcionar essa energia para o esporte. A modalidade exige explosão nos treinos, e você pode descontar seus sentimentos no ringue em vez de se render ao cigarro. Muito mais saudável, não é mesmo?
Yoga
A yoga é uma prática milenar oriental que traz, além de um maior vigor físico, mais calma e entendimento de si mesmo ao psíquico. Com exercícios que aliam equilíbrio e força com o próprio peso do corpo, é preciso estar muito focado para realizar os movimentos.
Além da prática em si, a yoga também desenvolve o autoconhecimento, a técnica da não-violência consigo e com os outros, o que pode ser uma teoria excelente para quem está na busca de abandonar o cigarro.
Crossfit
O crossfit é uma modalidade relativamente nova, que une exercícios de força e aeróbicos em um treino bastante cansativo. Pode-se dizer que essa modalidade mistura o prazer de estar em uma aula coletiva, já que ele é praticado com outras pessoas, com a explosão do exercício, que tem o mesmo efeito de uma prática de boxe, por exemplo.
Para quem busca abandonar o cigarro, o crossfit é uma excelente alternativa, pois ele exige muito do físico e, se você quer levantar mais pesos e ter um desempenho melhor, o hábito de fumar precisa passar longe.
Abandonar o cigarro pode ser uma tarefa difícil, mas não é impossível. Descobrir novos prazeres, como realizar um exercício físico pode ajudar você a substituir o vício pelo cigarro por um vício do bem, que é a prática de esportes, da boa alimentação e da busca pela saúde e bem-estar. Que tal escolher uma nova modalidade e começar agora?
Você viu como os exercícios podem ajudar você na busca por mais saúde. Agora, que tal ajudar seus amigos nessa missão? Compartilhe esse texto em suas redes sociais e convide um amigo para abandonar o cigarro e se exercitar com você!