Existem tantas obrigações e distrações do dia a dia, que às vezes parece que 24 horas não são suficientes. São questões como trabalho, estudos e afazeres pessoais. E com uma rotina tão corrida e pesada, você consegue parar para ouvir as necessidades do seu corpo? A resposta da maioria das pessoas é “não”.
Como as distrações do dia a dia nos impedem de prestar atenção ao nosso corpo
São muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Por vezes ficamos tão distraídos e focados em algo, que não percebemos nada ao redor, nem a nós mesmos e não percebemos nossos sinais biológicos, fundamentais para a manutenção da nossa saúde como a fome, sede, cansaço, sono. As necessidades mais ignoradas, por conta das distrações do dia a dia, são a fome e sede.
O maior problema disso é que a pessoa começa a confundir as sensações e, sendo a comida a resposta mais fácil, ela passa a comer ao menor sinal de desconforto, sem conseguir mais identificar o que realmente precisa.
Quais são as principais distrações que nos impedem de prestar atenção a nós mesmos?
Algumas distrações do dia a dia são imperceptíveis e muitas vezes fazem parte de nossa rotina. Confira abaixo uma lista com as principais fatores que nos impedem de perceber a nossas necessidades fisiológicas:
1 – Foco excessivo em atividades profissionais
Quem nunca ficou horas sem comer, ou até mesmo sem se levantar da cadeira, porque precisava concluir determinada atividade ou entregar algo no trabalho?
É bem possível que esse hábito se repita diariamente: sempre tem aquele item que precisa ser finalizado e você não para nem 5 minutos. O resultado disso é aquela dor de cabeça e no estômago ao final do dia, decorrentes dos longos períodos sem comer, ou beber água.
2 – Muito tempo em frente ao celular ou notebook
É muito comum, nos dias de hoje, pessoas que ficam totalmente distraídas com o celular ou notebook, principalmente com jogos online. Mais comum ainda são as pessoas comerem enquanto ficam ao celular ou em frente ao computador.
Vai comer? Honre o momento da refeição. Faça uma pausa, coma e depois retorne para sua atividade. Assim diminuem as chances de exagero e aumenta muito a sua satisfação na hora de comer. Experimente!
3 – Passeios na rua ou no shopping
É uma ação inofensiva, porém nessas ocasiões a oferta de comida, principalmente de guloseimas, é alta e só de ver ou sentir o cheiro de algo que gostamos, nossa fome tende a aumentar e comemos mesmo sem estarmos com a real necessidade de comida. Por isso, no próximo passeio, coma algo leve antes de sair de casa e se mantenha bem hidratado. Desse modo diminuem as chances de cair nessas pegadinhas.
4 – Atividades domésticas
Outra distração do dia a dia são as rotinas da casa, como a limpeza, por exemplo. Muitas vezes ficamos focados em finalizá-las e nos esquecemos do principal: a alimentação. Aproveite que está em casa e prepare um delicioso suco verde ou lanches saudáveis e deixe prontos para a semana.
Como prestar mais atenção nas necessidades do corpo
Uma dica muito válida é sempre fazer pequenas pausas e ficar atento aos pequenos sinais de desconforto.
Nosso corpo sempre busca o equilíbrio, portanto quando existe alguma necessidade que precise ser suprida, ele dá sinais claros. Aprenda a escutar esses sinais e a prestar mais atenção a sua saúde, evitando ficar longos períodos sem se alimentar ou se hidratar.
E na sua rotina? Quais outras distrações do dia a dia o impedem de prestar atenção às suas necessidades? Conte para a gente nos comentários.