Compreendendo como a atenção no momento presente pode atuar no seu corpo pode ajudar você a identificar quando está em mindful, ou seja, em atenção plena, e quando não está!
A partir dessa consciência, você pode decidir sair da tensão e entrar em um estado mais mindful! Um estado de maior contato e plenitude com o momento presente.
Vamos testar juntos através de uma prática de mindfulness?
Primeiro sente-se com a coluna rigidamente ereta, tensione os músculos das costas e flexione os seus ombros. Segure os seus punhos com força. Observe o que você sente nesta posição, como fica a sua respiração, que emoções e pensamentos aparecem.
Consegue lembrar de ter sentido algo parecido recentemente?
Ok! Agora permita que seu corpo desmorone, solte a suas costas e libere seus músculos, deixe a sua cabeça cair. Perceba como essa nova postura faz você se sentir, que emoções e pensamentos aparecem? Sentiu-se assim recentemente?
Por último, sente-se com a coluna ereta, deixe suas mãos descansar nos seus joelhos com as palmas para cima, cabeça levantada e peito aberto mas sem tensão.
- Como você se sente agora?
- Diferente das posições acima?
- Como está sua respiração?
- Quais emoções e pensamentos aparecem?
- Existem momentos no seu cotidiano que você se sente parecido?
Estas posições simples são capazes de nos mostrar como sentimos diferentes estados da mente no nosso corpo e vice-versa
Na primeira postura, a maioria das pessoas reportam sensação de tensão, estresse, raiva ou ansiedade. Fechados para novas ideias, sem muitos pensamentos. Essa posição está mais relacionada com o estado físico da resposta de luta – fuga, quando estamos sob o efeito do estresse.
Observe o seu corpo durante o dia e note quando você está tenso fisicamente ou emocionalmente e simplesmente deixe a tensão fluir até ir embora.
Na segunda postura desmoronada, talvez você tenha se sentido relaxado demais, até passivo. Algumas pessoas adormecem e há quem simplesmente sinta-se como se estive desistindo.
Observe em quais cenários você se sente assim e tente achar formas de se ativar e energizar. Um estado de desleixo e relaxamento em excesso, pode levar você a um estado passivo ou de desamparo, diferente de um estado de abertura e alerta que a última postura produz.
A última postura representa a atenção plena, abertura e aceitação, diferente da resistência ativa ou da aceitação passiva. Nela estamos acordados e alertas as possibilidades, sem tensão, mas relaxado sem desistir da postura. É o que chamamos de equilíbrio entre corpo e mente. A condição adequada para ser capaz de responder a qualquer adversidade.
Quando você começar a se sentir ansioso, ou perceber a aproximação de uma situação estressante, mude para a postura da atenção plena, mesmo que por poucos segundos, isso fará uma grande diferença! Experimente!
Nosso corpo está mais conectado com a nossa mente do que a gente imagina!
Aproveite nossas dicas e mantenha sua saúde e bem-estar, o seu corpo merece. Cuide-se.
Se você gostou do que apresentamos neste artigo para viver com saúde e bem-estar, deixe seu comentário abaixo.