Quando se está na dieta ou até mesmo em uma reeducação alimentar, o maior vilão é o carboidrato. A vontade é tanta que chega a dar água na boca só de imaginar, não é mesmo? E um dos maiores vilões é o pão, que é a base para vários lanches — todos muito calóricos, diga-se de passagem.
Todos? Que tal entre “todos” você escolher o pão ideal para a sua dieta e para a sua saúde? Vamos trazer algumas dicas e informações importantes que você precisa saber antes de comprar o seu pão.
Afinal, qual pão consumir?
A primeira dica e uma ótima informação é que o melhor pão é aquele que você produz em casa. Isso mesmo, nenhum será mais saudável e sem aditivos conservantes e isso é algo muito bom para a nossa saúde, mas se você não sabe ou não quer fazer, temos mais opções para você.
O mais saudável é o 100% integral, que pode vir com alguns grãos na sua composição, o que ajuda muito na digestão, pois possui um número grande de fibras, um ponto extremamente positivo para o nosso organismo.
Algo muito dito pelos nutricionista é que você deve dar importância para os ingredientes que estão nos rótulos, cuidar muito a quantidade de conservantes e açúcares que fazem toda a diferença em um alimento. Então cuidado, não compre sem ler, você precisa saber o que está colocando no seu organismo.
Os médicos e o Ministério da Saúde indicam o não uso de pães de forma, pão de hambúrguer e bisnaguinha, pois possuem uma grande quantidade de agentes químicos. O mais indicado são os pães caseiros, francês ou integral que aumentam a energia do nosso corpo.
Entre os pães 100% integrais temos umas variáveis que pode ser muito bom para você não enjoar de pão integral, e também variar os nutrientes:
Pão de Centeio
É o pão que possui maior quantidade de fibras e nutrientes, trazendo também a vitamina B e o ferro que são benéficos para o organismo. O pão de centeio dá a possibilidade de usar um recheio tanto doce ou salgado e, além de saudável, pode ser muito saboroso!
Pão de aveia
O pão de aveia é uma combinação de farinha de trigo integral com farinha de aveia. Essa combinação traz uma leveza para o pão, tornando-o mais gostoso para o consumo.
A aveia é uma ótima fonte de fibras também e, por conta disso, ela é indicada para a redução do colesterol. Muito bom unir o útil e o agradável, concorda? Quando você conhece o que está ingerindo, sabe o tamanho de coisas boas que está ingerindo e nutrindo o seu organismo.
Há muitas receitas de pães caseiros que são super saudáveis e muito gostosos, todos integrais, como de aveia e mel, com iogurte natural, de linhaça — esses são apenas alguns sabores ótimos e saudáveis.
Nada consumido em grande quantidade faz bem, nem mesmo frutas e verduras, então cuidado para não exagerar mesmo consumindo pães integrais. Mudar hábitos é buscar uma vida saudável e nutritiva.
Gostou desse conteúdo? Entendeu como escolher os melhores pães para a sua dieta? Deixe seu comentário abaixo. Vamos conversar sobre esse assunto!