Ukor

Nosso Blog

Frutas, verduras e legumes: Mais benefícios e menor custo

pexels-photo-235294.jpeg

Quando falamos em frutas, verduras e legumes logo vem em nossa mente a temida dieta, mas quem disse que esses três itens estão somente associados a isso? Se em algum momento da sua vida alguém falou isso para você, esqueça!

O consumo de frutas, verduras e legumes é uma ‘bomba’ de vitaminas e nutrientes que nos proporcionam benefícios rapidamente, vamos lhe mostrar tudo que ela pode proporcionar na sua saúde e no seu bem-estar. E, é claro, porque o custo-benefício é tão compensador. Acompanhe!

As frutas

É um alimento saboroso e refrescante que contêm grande quantidade de fibras, vitaminas, sais minerais (como potássio, zinco, cálcio, magnésio), proteínas e açúcar (frutose).

As frutas são compostas de 90 a 95% de água, o que ajuda na hidratação das células do nosso organismo.  Além disso, quando ingerimos as frutas estamos nutrindo nosso organismo com fibras e celulose que fazem com que o nosso aparelho digestivo funcione ainda melhor.

Se temos a possibilidade de inserir na nossa dieta um alimento tão positivo e benéfico, porque não fazemos isso?

Além de todos estes benefícios, as frutas possuem antioxidantes que aumentam a imunidade, deixando o nosso organismo com maior resistência à vírus, parasitas e doenças. E mais ainda, possuem propriedades inflamatórias que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce.

Muitas coisas boas em um só alimento não é mesmo? Mas temos mais para lhe contar. Mas, antes disso, você sabe a diferença entre verduras e legumes?

As Verduras

Verdura é um termo para designar as hortaliças, plantas folhosas com folhas ou flores. As verduras são uma ótima fonte de ácido fólico, cálcio, betacaroteno, magnésio, potássio, zinco entre muitas outras vitaminas.

As verduras estão mais presentes nas saladas, nos refogados e podem ser consumidas cruas. Geralmente, as folhas possuem quantidades bem pequenas de calorias e carboidratos, assim dando maior sensação de saciedade.

Um dos diferenciais das verduras como o repolho, bruxelas, couve-flor e brócolis que possuem uma fonte elevada de indóis e isotiocianatos. Esses componentes têm propriedades de proteção contra o cancro do cólon, câncer de mama, câncer de pele e outros tipos de cânceres.

Os legumes

O Legume é um fruto salgado, isso mesmo, um fruto. Nessa família dos leguminosos estão inclusos feijão, lentilha, ervilha, amendoim, soja, alfarroba entre outros. Os legumes são extremamente pobres em gorduras, sem colesterol, rico em vitaminas, sais minerais e uma ótima fonte de proteínas.

Os legumes também possuem uma grande quantidade de água, antioxidantes, fibras dietéticas, baixo teor calórico, uma porção de vitaminas e nutrientes importantes para o nosso aparelho digestivo e nossa saúde.

Uma dica importante é que quando preparamos beterraba, cenoura e a berinjela, por exemplo, muitas de suas propriedades são perdidas e com isso deixamos de ingerir muitos nutrientes que são importantíssimos para o bom funcionamento de nosso organismo.

O custo-benefício das frutas, verduras e legumes

Então, quando comparamos o custo das frutas, verduras e legumes com alguma proteína ou até mesmo o carboidrato, podemos obter um custo bem menor com vegetais, uma carga calórica menor e muitos benefícios, como vimos acima, obtendo um grande ganho para a nossa saúde.

Última dica importante é a utilização de frutas, verduras e legumes da época, pois são as que estarão mais em alta no mercado e por isso seu custo tende a ser menor.

Temos certeza que incluindo as frutas, verduras e legumes na sua dieta a sua vida será muito mais saudável. E, se gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress