Por mais que a gente saiba que a balança é um referencial muito ruim de saúde, ela pode sim ser uma aliada principalmente na manutenção, quando você já chegou onde queria e quer manter.
Pesar todo dia?
Para isso, não precisa se pesar todo dia (nem acho adequado!). Se pesar uma ou duas vezes, no máximo, por semana já é o suficiente. O ideal é que você se pese sempre no mesmo horário e nas mesmas condições, preferencialmente de manhã, após urinar.
Assim o que você comeu e bebeu naquele dia não influenciará, mas lembre-se que o que você comeu no dia anterior afetará seu peso.
Não necessariamente porque você engordou, mas se comeu uma comida diferente com mais sal e/ou álcool, seu corpo responderá a isso retendo mais líquidos e isso pesa na balança.
Entenda seu corpo
O ideal é entender seu corpo e criar uma faixa de peso que você costuma oscilar, pois nosso peso varia, é normal, principalmente se você é mulher no período fértil, pois o corpo retém mais líquidos antes da menstruação e isso também interfere.
Seja gentil consigo mesmo e, se for se pesar, tente refletir um pouco sobre sua alimentação do dia anterior (tinha muito álcool, sal ou shoyu?), em qual fase do período menstrual você está? Repito, não leve aquele número tão a sério, ele é apenas um indicador do que está acontecendo com seu corpo.
Não transforme uma ferramenta que pode ser muito útil para você se cuidar, em mais uma ferramenta de controle e punição. Se você acha que, para você, se pesar pode ser ruim, não se pese. Use uma roupa como referencial, ela também é uma excelente opção!
Nesses momentos o autocuidado e o autoconhecimento são fundamentais para saber o que pode nos ajudar ou prejudicar na busca por mais saúde!
Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.