Ansiedade e sono são diretamente afetados um pelo outro. Um dos primeiros sintomas físicos da ansiedade extrema é a insônia.
O sono, como todos sabem, é o principal regulador das funções corporais, pois é dormindo que nosso processo de cura se acelera e outras importantes funções acontecem.
Mas porque não conseguimos dormir quando estamos ansiosos?
O grande culpado por isso é um hormônio chamado cortisol, hormônio do estresse e responsável por deixar o corpo no estado de alerta e agrava a relação ansiedade e sono.
Quando se tem uma patologia ansiosa, esse hormônio é liberado ininterruptamente e prejudica muito as funções cerebrais, podendo até matar alguns neurônios.
Como toda a função cerebral está afetada pelo cortisol, estando ele sempre em estado de alerta, a produção do hormônio do sono, Melatonina, é afetada e até paralisada.
Ai que começa os problemas com insônia, chegando até em estado de total privação de sono. O pior é que por mais que a pessoa esteja com sono e cansada, não consegue dormir.
Mas como driblar essa relação de ansiedade e sono, para conseguir dormir?
O sono é um ciclo vital para a nossa saúde física e mental, pois é durante ele que nosso corpo se livra de toxinas e nosso cérebro renova nossas energias.
Quando o sono começa a ser prejudicado, todo o funcionamento cognitivo, mental e físico pode ser totalmente afetado.
Portanto é importante poder contar com alguns truques para evitar que a ansiedade atrapalhe o seu sono. Confira alguns deles:
1 – Todo estado ansioso tem um agente desencadeador
Para impedir a relação negativa de ansiedade e sono é preciso primeiro entender o que está motivando o estresse.
Identificar o problema é a forma mais eficaz de combate-lo. Portanto pense no que pode estar te causando ansiedade e qual a melhor forma de combater esse medo.
O importante é lidar com essa preocupação durante o dia, resolvendo ela muito antes de ir dormir, pois assim você evita que fique pensando nela e atrapalhe seu sono.
2 – Não está conseguindo pegar no sono, se exercite
Não adianta ficar deitado na cama tentando dormir. Se você não está conseguindo pegar no sono, continuar deitado vai gerar mais estresse e até desespero.
Levante, de uma volta no quarto, faça alongamentos e escute aulas de meditação guiada. Fazer um chá de camomila também pode ajudar.
3 – Não se prenda a pensamentos catastróficos.
Um dos grandes problemas de quem sofre com ansiedade e depressão, são os pensamentos catastróficos e negativos.
É difícil controlar esses pensamentos, mas se você quer combater o efeito negativo de ansiedade e sono, é necessário ao menos tentar.
A meditação guiada é uma prática que pode te ajudar a controlar os pensamentos e filtrar aqueles que não sejam benéficos.
4 – Deixe seu corpo te dizer quando é a hora de dormir.
Ir para a cama sem estar com sono e pior ainda, estando ansioso, é a pior receita para ter insônia e ficar mais estressado ainda.
Nosso corpo tem um relógio biológico que precisa ser respeitado. Aprenda a escutar o seu próprio corpo e respeite o tempo dele.
Quando estiver na hora de dormir, ele vai indicar e te relaxar.
5 – Se mesmo assim a insônia aparecer, faça outra coisa
Lembra da dica número 2? Se mesmo todas as 4 não resolverem, ocupe sua mente com outra atividade.
Leia, escute música, medite, treine a respiração, tome mais um chá. Mas em hipótese alguma pegue o celular ou notebook.
Isso porque a luz desses aparelhos afetam mais ainda o cérebro e atrapalha o descanso e o sono.
Uma dica bônus – faça mais exercícios.
Exercícios são uma ótima forma para manter o corpo em forma e com saúde. Porém eles também ajudam a extravasar o estresse e relaxar o corpo.
São um ótimo remédio para impedir que a relação de ansiedade e sono atrapalhem a sua qualidade de vida.
Ah e nunca se esqueça de sempre procurar ajuda profissional de um psiquiatra e um psicólogo para tratar a ansiedade para não piorar o quadro. O importante é se cuidar e manter a saúde em dia.
E você tem problemas para dormir por causa da ansiedade? Conta para a gente nos comentários.