Muitas pessoas ficam preocupadas com as calorias, com a dieta da moda ou com o que não pode comer se quer emagrecer.
Por mais que algumas dessas coisas até possam fazer sentido, será muito difícil atingir seu objetivo se você estiver dormindo pouco!
Sono ou a falta dele
A privação de sono aumenta a produção do hormônio da fome, chamado grelina, e diminui a do hormônio da saciedade, a leptina. Ou seja, você fica com mais fome e menor saciedade.
Um estudo mostrou que o consumo alimentar pode aumentar em até 300 calorias por dia quando as pessoas estão com privação de poucas horas de sono. Com metas de trabalho e cansaço acumulado, é fácil abdicarmos de algumas horas de sono para tentar dar conta de tudo… cuidado!
Impactos
Outro fator importante é que mais cansados, nos tornamos menos concentrados, menos produtivos, mais irritados e adivinha o que as pessoas fazem nos momentos que sentem que não estão rendendo ou que estão incomodadas com algo? Sim, elas comem!
Além disso, dormir pouco nos deixa cansados e pode diminuir o quanto nos movimentamos no dia a dia. Isso desde coisas simples, como levantar da mesa no trabalho para pegar água ou ir ao banheiro e até mesmo a qualidade ou quantidade de vezes que treinamos.
Ah, e não se deixe levar por aqueles que falam que precisam de 5 a 6 horas de sono por noite. A grande maioria precisa daquelas 8 horas de sono para ficar bem.
Para saber o quanto você precisa, pense quando você esta em férias, sem alarme ou programação, podendo acordar a qualquer hora.
Nesses momentos, quantas horas você acha que dormiria por noite? Essa é a resposta de quantas horas você deveria dormir na sua rotina habitual.
Tente por uma semana respeitar esse tempo e veja como seu corpo responderá. Acredite, é surpreendente!
Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.