Práticas de estilo de vida que tragam qualidade de vida e mais saúde estão sendo cada vez mais necessárias. Uma das que mais vem ganhando espaço é a prática de meditação. Muitas pessoas acreditam que meditar é algo muito difícil de ser atingido, pela crença de que é necessário ficar imóvel e não pensar em nada.
Entretanto não é esse “bicho de sete cabeças” que se imagina. Na verdade, os entendedores costumam dizer que é até mais simples do que a maioria das pessoas imagina.
Mas, afinal, qual a melhor maneira de meditar?
É possível meditar a qualquer momento. Quando se sentir estressado no trabalho, antes de dormir, ou no momento que você estabelecer e ter um tempo no seu dia.
O importante é escolher um local que consiga se concentrar e ficar calmo. A partir daí você escolhe como vai meditar: com aulas de meditação guiada, músicas relaxantes, treinos de respiração e ou simplesmente fechar seu olhos e pausar o excesso de estímulo que seu cérebro recebe por uns minutinhos.
Mas é preciso que isso seja praticado regularmente, tornando a prática uma rotina diária. Somente assim seus benefícios podem ser conquistados.
Como meditar pode melhorar a qualidade de vida?
A meditação é um estado desperta mais atenção ao que acontece com você. Seu conceito vem do latim “meditare”, ou voltar-se a atenção para dentro de si mesmo, isso significa aprender a cuidar mais de si.
Muito além de ajudar a controlar pensamentos e sentimentos, esse hábito permite aprender a controlar respiração e até mesmo regular a frequência cardíaca. Os benefícios dessa prática vão muito além, confira:
- Ajuda a controlar os sintomas de estresse, ansiedade e depressão: uma das fortes características desses transtornos, são os pensamentos negativos e as reações físicas extremas. A meditação ajuda no controle dos pensamentos e também da respiração.
- Melhora a concentração e produtividade no trabalho: Reduzindo os sintomas da ansiedade, o sono melhora e com isso a cognição e habilidades produtivas, principalmente a concentração e memória.
- Aumenta a imunidade: Não é segredo que a falta de sono juntamente com os transtornos acima citados acabam com a imunidade e reduzem funções necessárias para a proteção do corpo. Então meditar permite que você recupere esse bom funcionamento.
Quais as vantagens a longo prazo?
A vantagem que aparece logo de cara é que você fica menos impulsivo. As suas reações a situações estressantes e aos sintomas de ansiedade e depressão, começam a ser transformadas. Você consegue discernir melhor suas tomadas de decisão, por sentir mais calma e serenidade.
Sua qualidade de vida aumenta, sua saúde física e mental é modificada e o exterior afeta menos o seu mundo interior. Além disso, meditar é viver no presente, não se preocupando excessivamente com o futuro, nem se culpando por nada do passado.
Meditação pode fazer a diferença na vida de quem pratica. Ajude outras pessoas a saber a importância desse hábito. Compartilhe nosso post em suas redes sociais.