Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

O que é a higiene do sono e sua importância

Yellow Modern Creative Corporate Social Media Strategy Presentation-min

O seu sono precisa passar por um processo de higiene caso você deseje ter aquela noite de sono maravilhosa, dos deuses, onde você deita e simplesmente dorme com qualidade. Isso porque talvez você esteja tendo atitudes ou com alguns problemas de saúde que estejam interferindo na sua hora de dormir. 

DORMIR É VITAL

Quantas pessoas atualmente comentam que não dormiram direito, que estão com problemas para dormir, que tiveram insônia e qualquer outra situação que mostraram que o sono não foi de qualidade ou interrompido?

Difícil de contabilizar. Sabemos que a necessidade de conexão com tudo o que acontece no mundo está sendo prioridade, mas é justamente essa falta de um sono adequado que a maioria das pessoas poderiam estar com a saúde mais eficaz. 

Já está mais que comprovado pelos estudos a importância do sono. “Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que mais de 70 milhões de norte- americanos são afetados pela insônia crônica ou por algum distúrbio durante o sono. Estes distúrbios juntos somam um custo anual de US$ 16 bilhões em despesas com saúde e provocam um prejuízo de US$ 50 bilhões por perda de produtividade.”

Quando falamos de Brasil, “segundo o Instituto Brasileiro do Sono, a insônia atinge aproximadamente 4 a cada 10 brasileiros, ou seja, aproximadamente 40% da população brasileira está sofrendo com algum episódio em suas diversas formas.”

Então, se você não está dormindo bem durante à noite, talvez esteja precisando fazer uma higiene do sono.

O QUE É A HIGIENE DO SONO

A Higiene do Sono pode ser definida como a mudança ou a organização de hábitos e atividades buscando a melhor indução e qualidade do sono.

Assim como o seu corpo precisa da higiene que você já está acostumado a realizar, o sono também pode passar por esse processo para te trazer inúmeros benefícios.

Praticar a higiene do sono pode ajudar a melhorar sua capacidade de adormecer e permanecer dormindo durante a noite. Somado a isso, ele também desempenha um papel significativo em sua saúde física e mental. 

O seu dia a dia, suas escolhas e hábitos diários são a chave para dormir melhor. Estabelecer rotinas, praticar exercícios regularmente, criar um ambiente de sono saudável e mudar os hábitos alimentares podem impactar positivamente a qualidade do seu sono. 

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

PRÁTICAS DE HIGIENE DO SONO

Quando dormimos é como se o corpo tivesse a chance de se recuperar, curar feridas, fazer uma nova configuração para entregar ao seu corpo o melhor desempenho que ele pode ter.

Algumas regras da higiene do sono são:

  • Criar um horário fixo para dormir e acordar;
  • Evitar ficar na cama por muito tempo e ir deitar apenas quando estiver com sono;
  • Não consumir álcool, nicotina ou café cerca de 2 horas antes de se deitar;
  • Utilizar a cama apenas para dormir, evitar comer, ler, estudar ou assistir TV na cama;
  • Não praticar atividades físicas antes de dormir;
  • Procurar utilizar colchões, travesseiros e cobertas de melhor qualidade;
  • Se dormir durante o dia, tente não dormir mais que 45 minutos de sono;
  • Outra regra da higiene do sono é fazer com que o quarto seja um ambiente agradável para dormir, evite luzes fortes, não deixe o quarto abafado, bagunçado ou qualquer fator que possa deixar o cômodo desagradável ao sono;
  • Algo ideal para a importância do sono é criar uma rotina do sono, como por exemplo: tomar um banho relaxante, escovar os dentes, meditar, vestir uma roupa confortável, hábitos que deixem o corpo relaxado para dormir melhor;
  • Não usar eletrônicos antes de dormir, como: celular, computador, assistir televisão e demais aparelhos, pois, eles transmitem uma luz muito forte e pode prejudicar no sono;
  • Tente não pensar nos problemas, planejar ou repassar as coisas enquanto deitado, esses pensamentos podem te deixar agitado e prejudicar a qualidade do sono.

Procure estabelecer uma rotina e já ao fim do dia comece a desacelerar para contribuir com uma excelente noite de sono!

Nosso blog está repleto de informações que podem te ajudar a dormir melhor. Conte com a UKOR

👉Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1) https://sonoqualitycolchoes.com.br/2018/10/10/importancia-do-sono/

2) https://liberal.com.br/mais/bem-estar/higiene-do-sono-sabia-o-que-e-e-a-importancia-para-a-saude-1056496/

3) https://vitat.com.br/higiene-do-sono/

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress