Você coloca empecilhos para não comer saudável? É mais prático comer besteira do que uma fruta? Qual sua dificuldade na alimentação saudável?
Vamos mostrar para neste conteúdo que seguir essa alimentação é mais fácil do que você imagina e tudo depende de você e do que quer para a sua saúde! Anote nossas dicas para conseguir conciliar uma boa alimentação com a correria do seu dia.
Alimentação saudável: frutas, verduras e legumes
O que você não gosta e por quê?
Isso é muito importante você responder para si mesmo, pois as vezes pode ser somente um pré-conceito que temos de um determinado alimento ou até mesmo não gostamos da forma que comemos, mas quem sabe se comer de outra forma?
As frutas, verduras e legumes são essenciais para o nosso corpo, mente e da saúde em geral. Esses três elementos podem nos proporcionais e prevenir muitas coisas que precisamos para manter a nossa saúde equilibrada. Então o que falta para você começar a alimentar o seu corpo com coisas boas e essenciais para ele?
Modo de preparo
Agora chegou a hora de definir o que você gosta de comer, quais são seus gostos e desgostos e o quanto você está disposto em aperfeiçoar o seu paladar.
O modo de preparo da sua comida vai caminhar juntamente com o seu gosto, você pode adicionar no arroz integral milho, ervilha, cenoura e brócolis e fazer um ‘arroz fantasia’ por exemplo, mas você não gosta de cenoura, só que com todos aqueles ingredientes o sabor da cenoura pode ser amenizada e assim você consegue adquirir os nutrientes necessários para equilibrar sua alimentação e saúde.
Assim pode ser em uma salada, um molho e até mesmo em um suco, em um suco com 10 laranjas você pode adicionar 1 cenoura, você vai ingerir as propriedades de forma ‘indireta’ podemos dizer assim.
Para aprender a se alimentar melhor é preciso adequar coisas que não é do seu gosto juntamente com coisas que você ama para conseguir obter uma harmonia na sua alimentação e a mesma continuar sendo prazerosa.
Sabor: Que tal caprichar nos temperos e melhorar o sabor da sua comida?
Isso mesmo, quando adicionamos temperos colocamos mais sabor, harmonia e de certa forma damos vida a nossa refeição. Mas, para isso é preciso saber como harmonizar os temperos com cada legumes ou até mesmo a comida, pois nem todos os temperos ficam agradáveis na combinação.
Por exemplo, o alecrim combina com o peixe, manjericão, carnes vermelhas e assim por diante. Os temperos também ajudam na diminuição do sal, o qual consumido em demasia prejudica a saúde.
Então, vamos começar a caprichar nos temperos e adicionar mais sabor na sua alimentação! Fritar um ovo sem óleo, isso mesmo, acompanhe:
- Aqueça uma frigideira antiaderente;
- Estale o ovo;
- Acrescente sal e orégano;
- E tampe com uma tampa a frigideira;
- Coloque em fogo baixo e espere ficar do seu gosto.
- Fica extremamente saboroso e não vai nem um tipo de óleo.
Quando estamos abertos a mudanças, conseguimos usar nossa imaginação para testar coisas novas. Estamos com você nessa caminhada!
Planejamento
Um dos itens mais importantes de uma boa alimentação é o planejamento. Mas como assim planejamento? Se você sair para trabalhar pela manhã e não ter nada planejado será mais fácil você comer um pastel de café da manhã do que uma fruta, por exemplo. Olha o passo a passo:
A primeira coisa é você fazer sua lista de compras: incluir uma bolsa térmica, ir às compras e organizar suas compras e lanches por dias.
Se for do seu agrado e da sua alçada fazer marmitas para a semana toda, etiquetar e organizar por dias. Assim também com os lanches (da tarde e da manhã).
Tenha sempre uma carta na manga como, por exemplo: barra de cereal, nozes, amendoins, uvas passa, granolas e cereais dentro da sua bolsa, pois se você sentir fome terá algo para comer e não vai precisar correr para comprar algo mais fácil.
Quando você começar a se organizar vai conseguir adequar a alimentação na sua rotina e não vice-versa. As dificuldades na alimentação saudável são um empecilho para você ser mais saudável, mais enérgico e mais disposto, que tal você começar a driblar esta dificuldade e fazer dela sua motivação?
Se você gostou deste artigo ou ficou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!