Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Quais os tipos de alimentação saudável?

bowldeliciousdiet257816

Alimentação saudável é uma forma de cuidar do seu corpo, da sua saúde, de você. Você anda prestando atenção nisso? Hoje, neste conteúdo, vamos trazer algumas informações sobre alimentação saudável, o que é, benefícios e principalmente quais os tipos de alimentação e quais as diferenças entre elas. 

Alimentação saudável pode ser definida da seguinte forma: comer a quantidade necessária de alimentos, vitaminas e nutrientes que o seu corpo precisa para estar saudável.

Sendo assim, nada mais é que uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, não necessariamente uma dieta, mas sim um estilo de alimentação. E, além disso, você sabia que existem vários tipos de alimentação saudável? Sabe em qual você mais se encaixa? 

Se a resposta for não, esse conteúdo é essencial para você. Confira!

Tipos de alimentação saudável: Macrobiótica

Uma alimentação baseada na filosofia chinesa Yin e Yang, esta alimentação tem como estilo a conexão com a natureza e o equilíbrio que a mesma contém. Sendo assim, essa alimentação está ligada com alimentos nutritivos e naturais, quase sem nenhum tipo de processamento.

Os alimentos permitidos nesta alimentação são: grãos, vegetais, feijões, soja fermentada, frutas, sementes, nozes e peixes. 

Alimentos proibidos: pimentas, café, açúcar, álcool, chocolate, farinha refinada, bebida estimulante, carne, chá cafeinado, alimentos lácteos, aves, batatas e produtos químicos. 

Tipos de alimentação saudável: Vegetariana

A alimentação vegetariana é um dos tipos de alimentação bem conhecidos e bastante utilizados hoje em dia. Os motivos para iniciar este estilo são dos mais variados, como, por exemplo, não gostar de carnes ou por conscientização da mortalidade animal.

Independente do motivo que leva você a iniciar o vegetarianismo, a alimentação vegetariana é uma ótima aliada para a perda de peso também, sendo muito eficaz para quem está procurando formas de perdes os quilos indesejados.

Nesta alimentação, os únicos alimentos proibidos são as carnes de origem animal: gado, suíno, frango, peixe, bovino etc. 

Tipos de alimentação saudável: Vegana 

A alimentação vegana é um pouco mais restritiva do que a vegetariana, e tem como principal lema o respeito dos direitos dos animais.

O veganismo é um dos tipos de alimentação mais limitados. Sendo assim, os veganos não comem nenhum tipo de alimento de origem animal, até mesmo os seus derivados, como, por exemplo: ovos, queijo, leite, mel, entre outros diversos alimentos. 

Além de se for um pouco mais restritiva, a alimentação vegana é como um estilo de vida, as pessoas não usam roupas que derivam de origem animal também, como algodão e lã, por exemplo.

Tipos de alimentação saudável: Fitness

A alimentação fitness é basicamente uma derivação da alimentação saudável por si só. Porém, quando falamos em alimentação fitness, os alimentos são mais voltados para atividade física, recondicionamento muscular e energia. É uma alimentação que caminha juntamente com a atividade física.

Visa carboidratos de boa qualidade, muita proteína, legumes, verduras, frutas, abacate, ovos, e por a vai. É uma alimentação mais “pesada” com alimentos saudáveis, pois geralmente visa o ganho de massa muscular boa. 

Esses são os principais tipos de alimentações saudáveis e assim podemos notar que existem muitos estilos, tipos e diversidade entre eles. Mas, uma coisa é certa, todos visam somente uma coisa: a saúde. 

Então, o mais recomendado é procurar um especialista para analisar juntamente com você qual é a alimentação mais indicada. Por exemplo, na alimentação vegetariana e vegana, é necessário a reposição de algumas vitaminas que são encontradas em origem animal, que o nosso corpo necessita. Sendo assim, em qualquer um dos tipos de alimentação saudável apresentados, consulte com um médico e siga todos os passos apresentados.

Aproveite e assine nossa newsletter. Assim você vai receber todas as novidades do nosso blog em primeira mão!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress