Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Ansiedade: como evitar que desconte as emoções na comida

18-10_img_blog_ukor

A vontade de comer está estritamente conectada a parte de recompensas e prazeres do cérebro. Assim como a ansiedade está ligada a compulsão alimentar. Portanto, quando estamos felizes, comemos. Quando estamos tristes? Comemos. É um ciclo vicioso que pode agravar compulsões muito intensas e incontroláveis.

Portanto se você é ansioso e quer saber como controlar a si próprio para não descontar tudo na comida, confira algumas dicas que separamos para te ajudar nesse momento.

Bateu a ansiedade? Não coma!

Teve uma crise de ansiedade e está desesperado por comida? Não ceda a impulsão causada pelo seu estado ansioso. Nesse momento consuma muito liquido: água, suco natural, chás (adoçados sem açúcar, de preferência). Isso ajuda a inibir a compulsão alimentar.

Mas se mesmo assim estiver difícil controlar, saia do ambiente, vá ao ar livre, ande e concentre-se na sua respiração. O ideal é manter-se focado em não comer.

É importante lembrar de uma coisa nesses momentos para evitar descontar as emoções na comida: você não está com fome, está ansioso e comer vai desencadear uma compulsão ainda maior.

Mantenha alimentos saudáveis sempre por perto

Ficou ansioso e não está conseguindo controlar a impulsão? Tenha fácil acesso a alimentos como frutas, cereais e alimentos naturais. Mastigue esses alimentos de forma vagarosa, lenta e conte essas mordidas.

Isso ajuda a tirar o seu cérebro do estado ansioso. Afinal, se você está se alimentando com calma, não existe perigo e a ansiedade diminui.

Monte rotinas alimentares

Acostume seu corpo e mente para se alimentar em períodos determinados e controlados. Assim você cria uma rotina para o seu organismo, e ele começa a entender melhor que existe um horário certo para determinada refeição.

Não é garantia que você não vai querer comer o que ver pela frente quando estiver ansioso, mas ajuda a criar regras e pode te ajudar a controlar a ansiedade e compulsão.

Tenha outras formas de escape além da comida

O que te acalma? Ouvir música, cantar, ver vídeos de animais “fofinhos”? Independente do que seja, traga isso para a sua rotina, principalmente quando dar aquela vontade incontrolável de descontar todas as emoções na comida.

Adote hobbies que sejam positivos e que realmente tragam algum benefício para controlar a sua ansiedade. Assim, quando a ansiedade chegar, você consegue extravasar de outras formas que não são na comida. Procure maneiras de acalmar sua cabeça para que não fique preso nesse ciclo.

Pratique exercícios físicos regularmente

Exercícios físicos são ótimos para o corpo e também à mente. Afinal, neles você pode descontar toda a energia acumulada nesse momento.

Essa é uma ótima prática e ajuda a desviar a vontade de comer, até porque comer não deixa de ser uma forma de fuga. Então, a dica é: substitua isso por um hábito muito mais saudável e que te trará benefícios físicos e mentais.

Nunca se esqueça de procurar ajuda profissional: ansiedade é um problema sério que precisa ser tratado

Ainda se tem muito preconceito acerca de transtornos mentais, muitos julgamentos também. Principalmente no Brasil, país em que vivemos.

Ficar ansioso é normal em casos de estresse e pressão, quando precisamos passar por decisões importantes. Porém, quando esse estado ansioso começa a ser persistente, causando prejuízos na sua vida social, profissional e pessoal, é preciso redobrar a atenção.

Não é normal estar sempre em estado de alerta e com os pensamentos tão comuns ao estado ansioso. Então se você sentir que está fora do normal, procure sempre ajuda.

Gostou deste conteúdo e quer receber mais materiais como esse? Assine nossa Newsletter e seja notificado por e-mail sempre que publicarmos novos conteúdos. Essa é a melhor forma para você se manter atualizado com o Blog da Ukor.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress