Rotinas corridas, relações interpessoais cada vez mais tóxicas e empobrecidas, redes sociais que mostram realidades inalcançáveis. Toda esse cenário atual talvez seja a resposta do porque tantas pessoas possuem baixa autoestima.
Esse mal está internamente ligado a indivíduos que possuem baixa tolerância a frustração, nenhuma capacidade de se aceitar e são extremamente autocríticos.
A baixa autoestima é resultado de longas experiências traumáticas, que se iniciam logo nos primeiros anos de desenvolvimento psicossocial da criança.
Pais muito rígidos e punitivos, empobrecimento das relações sociais na infância e adolescência, pouco reconhecimento externo de suas capacidades, críticas constantes de pessoas próximas.
Todas isso é a receita perfeita para a criação de um adulto com uma baixa autoestima e dificuldades de aceitação.
Mas, como reconhecer os sinais da baixa autoestima?
Não é fácil reconhecer os sintomas causados pela baixa autoestima. É preciso ter um bom autoconhecimento e já ter sentido um certo incômodo por conta desses sinais.
Vamos listar os principais sintomas da baixa autoestima e esperamos que te ajude a reconhecê-los. Vamos lá?
1 – Capacidade reduzida de lidar com a frustração
Pessoas que não possuem uma boa autoestima têm grandes dificuldades em lidar com as adversidades do dia a dia. Isso porque a autoestima permite que seja desenvolvida a habilidade de se adequar e entender os erros, aceitando de maneira mais natural e menos traumática.
2 – Excesso de autocrítica e comportamento punitivo
Qualquer erro é motivo para críticas muito duras e comportamentos punitivos, mesmo que inconscientes.
A somatização é facilmente identificada: dores de cabeça, estômago, musculares etc. Além do mais, como punição, são pessoas que tem tendências a roer unhas, morder dedos e até puxar o próprio cabelo.
3 – Não possui autoconfiança desenvolvida
Se você sofre desse mal, raramente consegue confiar em suas capacidades e conhecimentos, mesmo que eles sejam bem desenvolvidos e até comprovados.
Então, é comum que se busque terceiras opiniões e apoie suas decisões a partir de terceiros.
4 – Tendência excessiva em se comparar com os demais
Pessoas que possuem baixa autoestima frequentemente comparam suas habilidades com a de outras pessoas, por vezes até a diminuindo por não ser igual ao outro.
É muito fácil comparar também a sua vida com os demais, se sentindo culpado por não ter atingido ainda determinado padrão e ter conseguido chegar onde os outros chegaram.
5 – Incapacidade de reconhecer suas vitórias
Talvez o lado mais cruel da baixa autoestima é não conseguir reconhecer seus acertos e suas conquistas. Isso acontece pela tendência de se boicotar e duramente se criticar, mesmo quando existe um acerto claro e visível.
6 – Constantemente você está procrastinando obrigações
Não é difícil que você adie e até sinta “preguiça” para realizar atividades, ainda mais se elas são ligadas a novos desafios. O medo de errar, a dificuldade em lidar com os erros e a incapacidade de se autoconhecer são os principais culpados por essa dificuldade em realizar tarefas.
Busque maneiras para combater a baixa autoestima
Não é fácil combater essa característica que prejudica a sua saúde física e mental. Mas, com o autoconhecimento e a adoção de certas técnicas, é sim possível reverter esse quadro.
Se os sinais estão cada vez mais presentes e já estão afetando a sua qualidade de vida, além do seu dia a dia, busque quanto antes ajuda profissional.
E aí? Você se identificou com algum desses sintomas? Deixe a sua opinião nos nossos comentários, queremos te conhecer melhor!