Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Baixa autoestima? Veja os melhores métodos para resgatá-la

BaixaautoestimaVejaosmelhoresmetodospararesgatala

Baixa autoestima é algo muito comum, ainda mais nos dias de hoje. É muito difícil encontrar alguém que nunca sofreu com isso em algum momento da vida.

Ter uma boa autoestima é fundamental para manter uma boa saúde mental e física, pois ela ajuda a combater estresse e ansiedade, ainda mais em rotinas cheias de responsabilidades.

Mas, porque desenvolvemos baixa autoestima?

A autoestima, como o próprio nome sugere, é a capacidade de se auto motivar, de reconhecer os seus potenciais e a própria capacidade.

Entretanto, durante nosso desenvolvimento mental e psicológico — principalmente na adolescência —, situações negativas podem causar grandes sequelas psicológicas. 

Como consequência, acabam se tornando uma distorção de pensamento auto-crítico e se transformam no que todos conhecemos, como a baixa autoestima.

Para conseguir vencer isso e recuperar sua autoestima, é importante seguir alguns passos. Confira algumas dicas no nosso artigo:

Construa estratégias de enfrentamento

Você pode estar se perguntando: o que são estratégias de enfrentamento? São esforços cognitivos, criados para lidar com um desafio, sendo inerentes de cada pessoa. 

Aqui não tem uma receita pronta! É algo individual, o que é eficaz para você. Seja fazer algo que te faça bem ou criar reforçadores mentais para te ajudar a passar por determinada situação.

Criar esses reforçadores (positivos e benéficos, claro) é importante, porque eles podem criar uma estrutura que te ajude a ser capaz de enfrentar problemas, sem causar danos para o seu psicológico. 

Em outras palavras: Ser resiliente. 

Essas estratégias de enfrentamento podem ser construídas a partir de mudanças de hábitos e comportamentos nocivos, como a auto-depreciação e pensamentos negativos. 

Comece a cuidar mais de você, fazer coisas que você gosta. Saiba reconhecer seus erros, suas falhas e identifique como você pode melhorar.

Seja capaz de lidar com as frustrações

Esse item é totalmente ligado ao anterior. Criar estratégias de enfrentamento, consequentemente te deixa mais preparado para suportar as frustrações impostas pela rotina. 

Óbvio, vamos ficar frustrados, isso é natural e próprio do ser humano. Mas aqui, o aconselhamento é para que esse sentimento não crie raízes e comece a te deixar “para baixo”, com sequelas provindas do abalo psicológico.

Por isso a importância da resiliência: ela nada mais é do que a capacidade de se recuperar das adversidades, sempre tirando delas um ensinamento para seguir para a próxima etapa. 

Lidar com as frustrações amadurece a sua personalidade, sendo ela sua grande aliada para driblar a baixo autoestima.

Não é fácil lidar com a frustração. Mas, a dica que deixamos aqui é: não se cobre tanto quando algo não sair como você espera. Se permita sentir, todas as emoções que forem surgindo da situação.

Porém não se prenda a elas, avalie seus erros e seus acertos, e pegue de aprendizado para a próxima etapa. Saiba o momento de ouvir, assim como o de falar.

Faça uma reestruturação cognitiva para mudar pensamentos negativos

A coisa mais fácil de se ter na cabeça são os pensamentos negativos. Afinal, para eles o que não falta é alimento, ainda mais no mundo em que vivemos atualmente.

O maior alimento da baixo autoestima são esses pensamentos negativos, que não deixam você ver sua capacidade e seu valor.

Reestruturação cognitiva é uma técnica utilizada por muitos psicólogos. Ela consiste em entender os pensamentos desfuncionais distorcidos, como os negativos e depreciativos, para poder começar a contestá-los. 

Ou seja, nessa técnica você se torna capaz de conseguir contestar e enfrentar (novamente a importância do enfrentamento) seus próprios pensamentos negativos, que são como âncoras que puxam a baixa autoestima.

Com a reestruturação cognitiva, você também vai conseguir avaliar o seu próprio valor, considerando o que é válido e o que não é. 

Conte com a ajuda de profissionais preparados para te ajudar nesse momento

Contornar e superar a baixa autoestima não é simples. Nem sempre é possível fazer isso sozinho. Se você avaliar que precisa de ajuda, procure profissionais especializados e que vão conseguir te ajudar a encontrar a melhor técnica para você recuperar sua confiança. 

Lembre-se que a baixa autoestima está ligada ao aparecimento de transtornos como: depressão, ansiedade, estresse crônico e diversos outros. 

Portanto sempre busque se cuidar e tente implementar os métodos acima, sempre que puder. Sua saúde, física e mental, agradecem. Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário abaixo e conte a sua opinião sobre o assunto!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress