Ukor

Nosso Blog

Como reduzir o estresse?

jeshoots-com--2vD8lIhdnw-unsplash

Se perguntassem a você qual é o mal desse século, qual seria sua resposta? Dentre algumas opções, acredito que você consideraria o estresse. Esse tema tem invadido as nossas mídias sociais, os noticiários e até mesmo nossas conversas cotidianas. É comum ouvirmos ou dizermos “nossa, estou muito estressado” ou “você viu a atitude do fulano? Deve estar estressado”.

O que é estresse?

O estresse é uma resposta do nosso organismo à um estímulo ou acontecimento. Diante de alguma situação “estressante”, o corpo libera hormônios e substâncias como adrenalina, noradrenalina e cortisol para prepará-lo para lutar ou fugir dessas situações. 

Às vezes, o estresse pode ser uma resposta positiva do corpo, impulsionando o indivíduo para a ação e evitando maiores riscos e danos. Para os nossos ancestrais, por exemplo, o estresse era uma resposta extremamente adaptativa, que os impulsionava a fugir de predadores e lidar com outras ameaças.

Nos dias atuais, não corremos o risco de sermos devorado por predadores, mas temos que encarar vários desafios que desencadeiam as mesmas respostas, como enfrentar uma entrevista de emprego, lidar com prazos no trabalho, enfrentar perigos e ameaças relacionados à segurança, enfrentar relacionamentos turbulentos, e conciliar a carreira profissional com a vida familiar e social. Como consequência disso, o nosso corpo pode viver em constante estado de alerta, ou seja, preparado a todo momento para lutar ou fugir, o que pode trazer sérias consequências para a nossa saúde.

Isso tem sido comprovado por vários estudos científicos, que afirmam que o estresse é um fator de risco relevante para a ansiedade, depressão, enxaqueca, infarto, câncer e outras enfermidades, e causa inúmeros acidentes no dia a dia. Isso significa que pessoas que vivem constantemente estressadas têm vidas piores e mais curtas. Assim, para aprender a manejar o nosso estresse, vivendo mais e melhor, seguem algumas dicas:

6 dicas de como reduzir o estresse

Reconhecer os sinais de estresse

Para aprender a reduzir o estresse, precisamos primeiramente saber reconhecer quais são os sinais de estresse no nosso corpo e na nossa mente, que podem ser divididos em sintomas emocionais, cognitivos, físicos e comportamentais. Os sintomas emocionais do estresse são a ansiedade, medo, irritabilidade, raiva e ressentimento. Os sinais cognitivos são as dificuldades de concentração, de tomada de decisão e pensamentos frequentes e repetitivos. Os sintomas físicos podem se manifestar por meio da boca seca, tremor, sudorese excessiva, batimento cardíaco acelerado, náusea ou problemas estomacais, dificuldade de respirar, tensão muscular e dor de cabeça. Já os sinais comportamentais são hábitos repetitivos e disfuncionais, como roer unha e balançar a perna, ingestão excessiva de comida e álcool, insônia, comportamentos impulsivos, entre outros.

Identificar situações que eliciam o estresse

Após reconhecer quais são os sintomas do estresse, pense em quais situações você se sente dessa forma. Por exemplo, você fica ansioso, disperso, com sudorese excessiva e tem pensamentos catastróficos e persistentes quando tem que falar em público? Quando precisa fazer uma solicitação ao seu chefe? Quando assiste um filme de terror?

Para cada situação, uma estratégia

Para cada situação que provoca o estresse, estabeleça uma ou mais estratégias para prevenir, evitar ou lidar com o estresse. Se o seu nível de estresse aumenta quando você tem que falar em público, e você não pode evitar essa situação, pense em fazer um roteiro prévio, prepare um material audiovisual para lhe dar suporte, treine e filme a sua apresentação. Caso precise fazer uma solicitação ao seu chefe, você pode seguir as mesmas estratégias anteriores, preparando um roteiro prévio do que precisa solicitar ao seu chefe e treinando o seu discurso. Já em relação a assistir um filme de terror, que tal evitar a sua exposição a este e optar por outros gêneros?

Respire!

A respiração é uma das estratégias mais eficazes para aliviar o estresse. Respire profundamente pelo nariz, contando até 4 segundos, segure o ar por 2 segundos, e solte lentamente o ar em 6 segundos. Repita esse ciclo quantas vezes forem necessárias para você se sentir mais relaxado e pronto para lidar com as situações estressantes do seu dia a dia.

Tome um banho quente

A água quente pode auxiliá-lo a aliviar a tensão muscular causada pelo estresse. Você pode também colocar uma música calma para deixar seu banho ainda mais relaxante.

Pratique uma atividade física

A prática de atividade física libera endorfinas e substâncias relacionadas à sensação de relaxamento, prazer e bem-estar. A melhor atividade para aliviar o estresse é aquela que você gosta, se diverte e faz com prazer! Procure essa atividade e dedique pelo menos 30 minutos diários para realização desta.

Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress