Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Descubra o que uma noite mal dormida pode causar!

Descubra-o-que-uma-noite-mal-dormida-pode-causar.jpg

Uma noite mal dormida pode acabar com seu dia seguinte, você sabia? Aquela sensação de mal-estar e falta de energia é resultado de uma série de processos que deixaram de acontecer no seu corpo por falta de dormir a quantidade de horas suficiente.

No artigo a seguir, você vai conhecer a importância de dormir bem e no que as noites com pouco ou com má qualidade no sono podem prejudicar sua saúde e seu dia a dia. Continue a leitura e comece a se preparar para dormir melhor!

Uma noite mal dormida pode causar estresse

É durante o sono que o seu organismo revigora todas as células, tecidos, musculatura, produz hormônios, regula substâncias e renova a memória. Se você dormir menos do que o recomendado, que é a média de 7 horas por noite, todos esses processos são interrompidos a partir do momento em que você acorda, ou seja, não há o ciclo completo de descanso.

Por esse motivo, sua mente pode continuar cansada e já no primeiro dia de privação de algumas horas de sono é possível perceber que você fica irritado mais facilmente. O estresse é o acúmulo de irritações constantes. Se você dorme mal, as chances de você ser uma pessoa estressada é maior do que uma pessoa que dorme na quantidade ideal e tem um sono tranquilo.

Sua pressão pode subir

Ao cair no sono, seu fluxo sanguíneo fica mais relaxado e a pressão abaixa. Isso dura todo o processo de sono, mas uma noite mal dormida pode atrapalhar essa condição e não regularizar sua pressão arterial.

As substâncias cortisol, noradrenalina e adrenalina são liberados em doses desreguladas em uma noite mal dormida, contraindo os vasos sanguíneos e aumentando a pressão arterial.

Você pode engordar

A leptina, hormônio que ajuda a controlar a fome, é produzida durante a noite, enquanto você está dormindo. Se o seu sono não é bom, essa substância é produzida em pouca quantidade, o que pode deixar você com mais fome no dia seguinte. Se noites mal dormidas são constantes no seu dia a dia, a tendência é você ter mais apetite e acabar comendo mais, podendo ganhar peso.

Em contrapartida, a grelina é produzida em maior quantidade quando há restrição do sono. Ela ajuda também a aumentar o apetite e ainda inibe o gasto calórico, ou seja, o corpo gasta menos energia e sente necessidade de consumir mais alimentos.

A memória falha mais

Durante o sono, as memórias e fatos ocorridos durante o dia são processados pelo cérebro e passam por uma triagem. O que foi marcante, ele seleciona como uma memória e ela fica armazenada. O que não foi considerado relevante, é descartado ou fica na memória de curto prazo.

Uma noite mal dormida pode afetar esse processo do cérebro, deixando a memória mais fraca. O resultado é mais dificuldade para lembrar de fatos corriqueiros e dificuldade no aprendizado.

Os malefícios de uma noite mal dormida afetam a saúde e o bem-estar. Se você quer mudar o estilo de vida, ter boas noites de sono pode ser um ótimo passo. Comece se deitando um pouco mais cedo, abandone o celular quando estiver na cama e tente ler um livro ou ouvir uma música relaxante. Você vai perceber que sono vem mais rápido e que terá muito mais qualidade.

Quer ficar sempre antenado em todas as informações sobre saúde e bem-estar? Curta nossa página no Facebook!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress