Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

É possível manter o colesterol sob controle?

alimentos que causam insônia

Manter o colesterol sob controle pode ser uma tarefa fácil para alguns, mas não para todos. Inúmeros fatores, incluindo a genética, que está fora do controle humano, podem influenciar para que você apresente as taxas de gorduras no sangue alteradas.

Essa alteração pode trazer sérios problemas para a saúde, como aumento da pressão arterial, problemas no coração e até infartes. A notícia boa, porém, é que é possível manter o colesterol sob controle, mas é preciso ter muita disciplina e adotar alguns hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.

Neste artigo, você vai conhecer alguns alimentos que ajudam na diminuição e no controle do colesterol ruim, chamado LDL e ainda aumentar o bom, o HDL. Acompanhe e comece agora sua caminhada rumo a uma vida mais saudável!

Pães e massas integrais para manter o colesterol sob controle

Arroz, macarrão e pães integrais são um excelente começo para quem deseja manter o colesterol sob controle. Esse tipo de alimento tem altas doses de fibra, que alimentam as bactérias do intestino. Quando bem alimentadas, algumas produzem uma substância chamada propionato, que ajuda muito na diminuição das gorduras na circulação sanguínea.

Leite desnatado

O leite tem uma grande quantidade de cálcio, imprescindível para manter os ossos fortalecidos. Porém, o leite integral traz consigo muita gordura de origem animal, o que pode resulta em um aumento considerável do colesterol. Por isso, dê preferência ao leite desnatado, que tem a mesma quantidade de cálcio, mas um teor de gordura muito reduzido.

Oleaginosas

A gordura não é uma vilã. Em muitos casos, ela ajuda a construir uma barreira do bem para o colesterol ruim. É o caso de castanhas, amêndoas e outras oleaginosas, que podem ser consumidas, já que possuem gorduras monoinsaturadas.

O trabalho delas é varrer as gorduras que ficam presas nas artérias, aumentando os níveis de colesterol bom e diminuindo o ruim. É importante lembrar que, mesmo sendo benéficas para a saúde, as oleaginosas devem ser consumidas com moderação, já que têm alto teor de calorias e, em grandes quantidades, podem ocasionar ganho de peso.

Azeite de oliva

O consumo do azeite traz os mesmos benefícios do consumo da castanha, já que ele também tem gordura monoinsaturada que ajuda na eliminação do colesterol ruim. Além disso, o azeite possui compostos fenólicos que evitam a formação de placas de gorduras nas artérias. Porém, assim como as oleaginosas, é importante consumir com moderação para que ele não resulte em ganho de peso.

Aveia

A aveia é um dos alimentos mais completos em nutrientes que existe. Seus compostos, como a betaglucana, fazem a síntese do colesterol no organismo e evita o aumento do LDL, ajudando ainda no aumento do HDL, o colesterol do bem. A aveia ainda é rica em fibras, realizando o mesmo papel dos pães integrais na diminuição do colesterol ruim.

Suco de uva

O resveratrol é um dos maiores aliados do coração. E ele está presente na casca da uva. Essa substância ajuda a manter o colesterol sob controle e ainda tem efeito antioxidante. Quando ela impede que a gordura oxide, evita também que ela grude nas paredes do vaso sanguíneo, evitando o aumento de LDL.

Manter o colesterol sob controle é um desafio, principalmente para quem tem a genética não tão favorável ao seu aparecimento. Mas consumindo os alimentos certos nas quantidades adequadas e frequentemente, você tem muito mais chances de reduzir seu LDL, aumentar o HDL e viver de maneira muito mais saudável.

Quer ficar por dentro de várias informações importantes sobre saúde e bem-estar? Curta nossa página do Facebook e nos acompanhe pela rede social!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress