Ukor

Nosso Blog

É possível ser multitarefas e eficiente?

341-2 - Pauta UKOR Agosto-20-08-19-IMAGEM-BLOG

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais as pessoas buscam ser multitarefas, ou seja, fazer diversas atividades ao mesmo tempo. Trabalho, filhos, casa, estudos, academia… tudo isso consome muito energia. Será que é possível fazer tudo ao mesmo tempo e mesmo assim fazer tudo bem feito?

A resposta é: na era da multitarefa, produz mais quem faz uma coisa de cada vez!

Diversos estudos realizados por profissionais especializados em produtividade confirmaram que, na verdade, as pessoas que se dizem multitarefas e eficientes geram menos resultados que aquelas pessoas monotarefa, que fazem uma coisa de cada vez.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Stanford, pessoas bombardeadas constantemente com um fluxo intenso de informações têm mais dificuldade de manter a atenção, de lembrar dados e de alternar trabalhos do que os profissionais “monotarefa”. A memória de longo prazo também é afetada, e a criatividade, reduzida.

Ou seja, o mercado cobra profissionais multitarefas (multitasking), achando que é vantajoso para a empresa, mas esse não é o melhor caminho. Na verdade, as empresas com profissionais multitasking acabam perdendo em produtividade, quando na verdade estão em busca do contrário.

“E eu, devo ou não procurar ser multitarefas?”

A sua dúvida provavelmente é essa desde o primeiro momento que acessou este conteúdo. A resposta é: se você consegue fazer duas, três, quatro ou mais tarefas ao mesmo tempo, se dedica 100% e consegue ser eficiente em todas elas, parabéns! Você é uma pessoa realmente diferenciada!

Agora, se você não consegue se concentrar em várias coisas ao mesmo tempo e entregar um ótimo resultado a todas elas, como é o caso da maior parte da população mundial, ser multitarefas não é o mais adequado.

Vale muito mais a pena você investir o seu tempo em apenas uma tarefa, do que dividir esse mesmo tempo em várias tarefas e se dedicar menos de 100% a cada uma delas.

Em alguns momentos ser multitarefas até pode otimizar o tempo, mas na maioria das vezes não é o que realmente acontece, pois você não está 100% focado em cada tarefa e, consequentemente, demora mais tempo para executá-las.

“Então, o que fazer?”

A dica que temos para você é: procure fazer uma coisa de cada vez, com seu total foco e dedicação. Busque sempre pela eficiência das tarefas! Quanto mais organização e foco você tiver, mais vai conseguir otimizar o tempo e ganhar quando o assunto é produtividade.

Para ser um profissional eficiente, você precisa:

  • Planejar, no mínimo, três dias para frente;
  • Priorizar as demandas com base na urgência de cada uma delas;
  • Fazer pausas durante a jornada de trabalho;
  • Desconectar das tecnologias e focar 100% na execução das tarefas.

Se você gostou do nosso artigo e das nossas dicas, não esqueça de assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades da UKOR.

Obrigado por ter lido até aqui! Te esperamos nos próximos conteúdos.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress