Ukor

Nosso Blog

Mamão no café da Manhã é bom: mito ou verdade?

07-10_img_blog_ukor

A cada semana novas dietas aparecem na mídia e espalham a ideia de que determinados alimentos são vilões. Um caso recente foi a condenação das frutas, que deveriam ser eliminadas por conta da frutose, que é o açúcar natural das frutas e, de acordo com uma alegação infundada, as frutas seriam prejudiciais à nossa saúde. Assim o mamão no café da manhã, popular durante tanto tempo, foi retirado da alimentação de muita gente.

Mas será que ele é mesmo um vilão e deve ser evitado? 

Afinal, consumir ou não mamão no café da manhã?

A resposta é sim! Ele é uma excelente escolha para começar o dia. Rico em fibras, que ajudam seu intestino a funcionar diariamente, além de vitaminas A, C, do complexo B, minerais como cálcio, magnésio e potássio. Também é rico em compostos bioativos como carotenos e outros antioxidantes que são fundamentais para a boa saúde.

Por ser uma fruta fácil de consumir, o mamão é muito indicado para esse horário do dia e tem diversas opções de fácil preparo. E não se preocupe com a frutose. Ela é o açúcar mais doce da natureza e é encontrada principalmente nas frutas. 

Consumindo frutas in natura você contribuirá para a sua saúde. As informações que apareceram nas mídias e redes sociais condenando a frutose chamaram a atenção de muitas pessoas, mas o foco da crítica estava errado. O prejudicial à saúde é o consumo excessivo de produtos alimentícios processados e ultraprocessados, que contém açúcar em sua composição para melhorar sua textura e sabor. Um dos principais ingredientes utilizados pela indústria é o xarope de açúcar de milho. Outros nomes que aparecem nas listas de ingredientes para indicar açúcar são: dextrose, maltodextrina, açúcar invertido, agave, maltose, glucose de milho.

Como consumir o mamão?

O mamão é naturalmente doce, o que facilita seu consumo in natura. Caso ele ainda não esteja muito maduro você pode acrescentar um fio de mel. Gotas de limão também dão um sabor especial à fruta.

Encontramos o mamão praticamente o ano todo no Brasil, com pequena diminuição de oferta nos meses de inverno (junho até agosto).

Seguem algumas outras sugestões de preparo da fruta.

Mamão com aveia e mel

Corte o mamão em cubinhos, ou na metade, se for o papaya. Acrescente uma colher de sopa de aveia em flocos, ou o farelo de aveia, desse modo você garantirá as fibras extras da aveia. Essa é uma excelente opção antes do treino, por exemplo.

Mamão com iogurte e granola

Coloque o mamão picado em uma tigela, adicione um pote de iogurte natural e granola (de preferência sem açúcar, lembre-se de sempre ler a lista de ingredientes). Essa também é uma excelente opção para você consumir antes ou depois do treino, ela vai fornecer a energia necessária para seus exercícios ou sua recuperação.

Vitamina de mamão com banana ou maçã

Se você não é muito fã de comer frutas pode colocar duas porções delas na sua vitamina e ficar bem nutrido já no começo da manhã. O que acha? Coloque metade de um mamão papaya e uma banana média (dica: congele a banana madura e use nas vitaminas, além de evitar o desperdício ela dá uma cremosidade incrível). A banana irá acrescentar doçura à vitamina, por isso não precisa adoçar. Outra opção é adicionar uma tâmara ou uma ameixa seca, outra ótima opção para quem sofre com intestino preso. Acrescente um copo de leite de sua preferência (experimente também com bebida vegetal ou um pote de iogurte natural sem sabor) e uma colher de sopa de aveia ou farelo. Bata no liquidificador até ficar bem cremosa e sua vitamina está pronta! Muito saborosa e fácil de fazer!

O mamão no café da manhã é uma excelente opção para começar o dia! Ele é extremamente versátil, então crie preparações com ingredientes que você gosta e aproveite o começo do dia para comer essa fruta deliciosa!

E você, tem alguma receita especial para preparar o mamão no café da manhã? Conte para nós, deixe seu comentário abaixo!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress