Ukor

Nosso Blog

Melhore sua produtividade dormindo

the-creative-exchange-YyZFSb_U6N4-unsplash

Você procurava uma desculpa para tirar uma soneca após o almoço, sem peso na consciência ou medo de ser julgado? Pois então, aqui você encontrará várias “desculpas” cientificamente embasadas!

O que é uma soneca?

Uma soneca é um “pequeno sono”, mais especificamente, um sono que é diferente e substancialmente mais curto que o episódio normal de sono de uma pessoa. Os cochilos mais curtos podem consistir em apenas alguns minutos de sono e os mais longos podem durar várias horas, sendo que o tempo mais comum varia de 30 a 90 minutos. 

Quais são os benefícios da soneca?

Várias pesquisas buscaram investigar os efeitos da soneca, e notaram que os cochilos podem diminuir a sonolência e melhorar o estado de alerta, a vigilância e o desempenho em tarefas cognitivas e psicomotoras. Além disso, as sonecas podem melhorar os estados de humor e a memória de curto prazo.

Mas tomar cafezinho não ajuda a evitar a sonolência?

Os efeitos da soneca são comparáveis a outras medidas comumente utilizadas para reduzir a sonolência e os prejuízos no desempenho cognitivo, como a cafeína e medicamentos estimulantes. No entanto, pesquisas mostraram que uma soneca promove melhorias no desempenho cognitivo, na memória, nos estados de humor e no estado de alerta mais duradouras e menos variáveis quando comparadas ao uso da cafeína.  E também foram investigados os efeitos da associação de tirar um cochilo e tomar um cafezinho, onde notou-se um melhor desempenho e menor número de erros quando comparados ao uso isolado da cafeína.

Quanto tempo devo cochilar?

Estudos demonstraram que a duração de um cochilo pode determinar seu efeito no estado de alerta e no desempenho cognitivo, apontando que sonecas com duração entre 5 minutos a 2 horas promovem benefícios à cognição.

No entanto, é importante levar em consideração a duração dos benefícios após o cochilo. As vantagens de uma soneca breve, como de 10 minutos, podem ser notadas imediatamente após o despertar e duram até 3 horas. Já cochilos mais longos, como de 2 horas, podem diminuir o desempenho cognitivo momentaneamente, com eventuais melhorias que podem durar até 24 horas. A figura abaixo ilustra os resultados sobre os efeitos positivos e negativos na cognição das sonecas breves (10 minutos), curtas (30 minutos) e longas (2 horas).

Fonte: LOVATO; LACK, 2010.  

A queda temporária no desempenho cognitivo após uma longa soneca foi atribuída à inércia do sono, que é uma desorientação que ocorre imediatamente após o despertar. Isso ocorre porque o sono passa por vários estágios, que vão do mais leve ao mais profundo, e quando uma pessoa desperta do sono profundo, o cérebro demora mais tempo do que o próprio corpo para acordar, havendo uma queda no desempenho cognitivo. 

Assim, nada de separar um período inteiro do seu dia para cochilar!

Uma pesquisa mostrou que breves cochilos, com menos de 20 minutos de duração, são suficientes para diminuir a sonolência e melhorar o desempenho cognitivo. Outros estudos demonstraram que cochilos breves de 10 minutos podem melhorar a atenção, aumentar a sensação de vigor e diminuir a fadiga, além de melhorar a precisão e a velocidade de tarefas cognitivas. Além disso, os cochilos breves e curtos estão associados à períodos mais curtos ou à inexistência da inércia do sono.

Qual o melhor horário para cochilar?

O valor recuperativo da soneca também depende do momento do dia em que é tirada, levando em consideração as 24 horas do ritmo circadiano. O modelo comumente utilizado propõe que o período de máxima sonolência ocorre nas primeiras horas da manhã (das 3 às 6 horas) e no meio da tarde (das 13 às 16 horas), logo após o almoço. Assim, o melhor momento para cochilar é geralmente após o almoço, entre as 13 e as 16 horas. 

E então, você consegue separar de 10 a 30 minutinhos após o almoço para tirar um cochilo? Talvez a empresa que você trabalhe ofereça um espaço de descanso e, ao invés de ficar navegando pelas redes sociais ou ocupando seu horário de almoço com tarefas dispensáveis, que tal experimentar tirar um cochilo para melhorar sua disposição e produtividade?

Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.

Podcasts

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress