Ukor

Nosso Blog

Mídias Sociais: ser ou não ter?

prateek-katyal-xv7-GlvBLFw-unsplash

As mídias sociais foram criadas para aproximar pessoas, e mudaram profundamente nossas vidas pessoais e profissionais. Encontramos amigos do colégio, conversamos com parentes do outro lado do mundo, acompanhamos a vida dos nossos ídolos, divulgamos o nosso trabalho e alguns até mesmo encontraram sua “alma gêmea” por meio das redes.

Mas pasmem-se: a grande ironia de tudo isso é que, ao invés de aproximar pessoas, o uso excessivo das mídias sociais tem provocado cada vez mais o isolamento social.

Um estudo realizado nos Estados Unidos, que teve o objetivo de verificar esse fenômeno, constatou que há 3 maneiras pelas quais as mídias sociais podem agravar o sentimento de isolamento social: 

Experiência

O uso da mídia social substitui as experiências sociais autênticas, já que quanto mais tempo uma pessoa passa nas redes, menos tempo dedica às interações com o mundo real;

Isolamento

A mídia social pode estimular sentimentos de isolamento, ao passo em que as pessoas veem fotos e vídeos de amigos se divertindo em um evento ou local para o qual não foram convidadas;

Idealização

A exposição a modelos idealizados de vida dos amigos ou ídolos nas redes sociais pode despertar sentimentos de inveja e inferioridade, levando a acreditar que os outros têm vidas mais felizes e bem-sucedidas.

Uso excessivo

O uso excessivo de redes sociais também pode causar a limitação ou não-desenvolvimento de habilidades sociais. Encontros para um almoço, telefonemas para atualizar as informações e visitas para tomar um café, foram sendo substituídos progressivamente por mensagens de textos e áudios, emojis e gifs têm sido utilizados para traduzir nossas emoções.

Isso significa que temos substituído o relato de nossas emoções por imagens e desenhos, poupando-nos de refletir e comunicar ao outro o que de fato estamos sentindo no momento. E com certeza você já ouviu (ou mesmo disse) a expressão “eu prefiro conversar por mensagem”, apontando dificuldades em se expressar e se comunicar com o outro.

De maneira geral, podemos notar que algumas pessoas, especialmente aquelas que permanecem mais tempo no celular, têm apresentado certas dificuldades em interagir com o mundo real, como iniciar e manter uma conversação, abordar desconhecidos e fazer ou manter amizades, por exemplo.

De que modo você tem usado as suas redes sociais? Elas têm te aproximado ou afastado das pessoas? Vale a reflexão.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress