Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Você dá poder aos seus pensamentos?

verne-ho-BTfDOQLPHlc-unsplash

O ser humano é capaz de ter cerca de 70 mil pensamentos por dia!

Sim, SETENTA MIL PENSAMENTOS em um único dia. Agora, imagine se déssemos poder a cada um desses pensamentos? Se nos identificássemos com cada um deles? Provavelmente seria muito difícil viver e realizar nossas tarefas diárias.

“Dar poder aos seus pensamentos” é chamado na Psicologia de fusão cognitiva. Fusão cognitiva significa estar preso, fundido e fixado aos pensamentos, considerando-os verdadeiros e reais.

Pessoas com alta fusão cognitiva tendem a interpretar seus eventos internos, ou seja, seus pensamentos, de forma literal. Por exemplo, se passar pela cabeça “não consigo falar em público”, provavelmente essa pessoa com alta fusão cognitiva irá tomar esse fato como verdade absoluta e se esquivar desses eventos, ou então, gerar grande ansiedade quando precisa encarar essas situações.

Por outro lado, a desfusão cognitiva refere-se a um processo de separar a experiência interna, os pensamentos, da experiência externa, do “fato em si”.

Isso ajuda a melhorar a consciência de pensamentos irreais e desconexos, e aceitar os pensamentos como apenas pensamentos ou elementos mentais aleatórios.

Afinal, nem tudo o que a gente pensa é realidade, e logo, a desfusão cognitiva pode ajudar a reduzir a ansiedade, depressão e a evitação de experiências. 

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e Conteúdos exclusivos!

Assim, devemos aprender a diferenciar a experiência externa (o que é) do que a nossa mente nos diz (pensamentos sobre o que é).

Por exemplo, o pensamento “estou pensando que não sou bom” é muito diferente do pensamento “não sou bom”. Na primeira afirmação, o pensamento é visto somente como um pensamento, separado de quem o fala. Na segunda, o pensamento é percebido como uma verdade absoluta.

Ok, mas como desenvolver a desfusão cognitiva?

Uma prática para desenvolver a desfusão cognitiva é a observação dos pensamentos.

Siga as instruções abaixo e perceba como se sente:

Sente-se em uma posição confortável, com o corpo relaxado e traga sua atenção para a sua respiração. Perceba a expiração e inspiração na sua barriga, e use a respiração para encontrar um lugar profundo e tranquilo que existe dentro de você.

Agora comece a observar seus pensamentos, como se estivesse sentado na calçada observando um desfile. Talvez você observe que pensamentos específicos apareçam, passem por você e vão embora.

Talvez você observe que os pensamentos são como pessoas que possuem personalidade, alguns são barulhentos, outros são tímidos, alguns engraçados, e outros são insistentes, surgindo várias e várias vezes seguidas. Apenas respire e sinta os pensamentos passando.

Faça o seu melhor ficando na calçada e observando seus pensamentos passarem, ao invés de se levantar e começar a andar com eles. E caso você perceba que está se deixando levar por seus pensamentos, o que geralmente nós fazemos, retorne gentilmente a atenção para sua respiração, sentindo o ritmo da respiração.

Depois, quando você estiver estável, comece novamente a observar seus pensamentos. Você talvez perceba que alguns pensamentos estão sozinhos, outros caminham em grupo. Ou um pensamento pode trazer um tsunami de pensamentos, sentimentos e sensações no seu corpo.

Mas apenas continue respirando e observando e volte a atenção para o momento presente quando se sentir preparado. 

Com essa prática, você começa a perceber que os pensamentos apenas passam em segundo plano. E você pode, a qualquer momento, escolher descansar no ritmo da sua respiração e observar seus pensamentos apenas passarem, sem acreditar neles ou levá-los para o lado pessoal.

Além dessa prática, você pode observar que “está tendo” pensamentos em vez de simplesmente acreditar no conteúdo deles, como se fosse a verdade absoluta. Você pode também escrever seus pensamentos em folhas e post-its, e perceber como essas práticas o ajudam a se distanciar dos seus pensamentos, sem dar poder a eles.

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.

Podcasts UKOR – Cuidando de Você

🎧 Spotify

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

🎧 Deezer

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress