No final do século passado, cientistas disseram que a depressão seria o mal desse século. Porém, já foi comprovado que na verdade é a ansiedade a principal.
A ansiedade é formada por diversas desfuncionalidades no comportamento do indivíduo. É caracterizada por apresentar sintomas mentais e físicos.
Esses sintomas causam muito sofrimento para quem é acometido por transtornos ansiosos, atrapalhando todos os aspectos da vida.
Para quem sofre com as consequências desse transtorno, descobrir como combater a ansiedade se torna prioridade para recuperar a qualidade de vida.
Como a meditação guiada pode me ajudar a combater a ansiedade?
A meditação tem como fundamento o aprendizado sobre si próprio, melhor entendimento dos pensamentos e sentimentos, assim como o estabelecimento do autocontrole.
A meditação ajuda a reagir de forma mais saudável a situações estressantes, sem desencadear os conhecidos sintomas da ansiedade, tanto físicos, quanto os cognitivos.
Mas, como meditar pode combater a ansiedade?
Ajuda a controlar e melhorar o fluxo de pensamentos
Uma característica óbvia dos ansiosos, são os frequentes congestionamentos de pensamentos, sempre premonitórios e catastróficos.
Quando acontece uma situação estressante, o ansioso fica revivendo aquela situação por muito tempo, sofrendo e pensando repetitivamente sobre.
A meditação guiada ajuda a controlar esse fluxo e possibilita aprender a como reagir nas próximas situações estressantes.
Isso porque, nas aulas da meditação guiada, o praticante aprende a encontrar pensamentos positivos e saudáveis, eliminando da mente aqueles negativos e que possam desencadear reações negativas. Ou seja, aprende a combater a ansiedade que prejudica o seu dia.
Possibilita o autocontrole das reações físicas da ansiedade
Taquicardia, sudorese, respiração curta e acelerada, alteração da pressão arterial e tremedeira. Os clássicos sintomas físicos da ansiedade.
Esses sintomas são reações aos pensamentos que se gera a partir de uma situação. Se é praticado a meditação guiada, os pensamentos começam a se organizar.
E as aulas de meditação ensinam a controlar a respiração e os batimentos cardíacos. Assim, as reações físicas da ansiedade podem ser controlados com o tempo.
Além disso, a meditação guiada permite se concentrar no presente e afastar o medo do que não pode ser controlado.
Auxilia no processo de autoconhecimento
Um dos maiores benefícios da meditação guiada, é o de possibilitar que o praticante fortaleça o seu autoconhecimento.
Isso ajuda a reconquistar características benéficas para a personalidade, tais como a autoestima e o autocontrole.
Se conhecer possibilita entender as próprias reações a situações estressantes, para assim conseguir encontrar os mecanismos de enfrentamento saudáveis, que não a ansiedade.
E o autocontrole permite que, mesmo frente ao aparecimento dos sintomas ansiosos, seja possível contorná-los e se acalmar com as lições da meditação guiada.
A meditação guiada pode ser praticada a qualquer momento do dia.
Uma grande vantagem da meditação guiada é que suas aulas podem ser feitas a qualquer momento do dia.
Seja para se acalmar frente a uma situação estressante, ou para melhorar a produtividade no trabalho, ela pode ser facilmente aplicada.
Além disso, meditar pode ser muito mais do que um remédio para acalmar a ansiedade quando já está instalada: ela pode ser um meio de prevenir futuras crises, pois cada prática fortalece a estrutura emocional.
Gostou do nosso artigo de como combater a ansiedade através da meditação guiada? Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e ajude um amigo com esse conhecimento.