Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

5 atitudes que vão te ajudar a aumentar a autoestima

pexelsphoto1535244

Não é difícil encontrar pessoas que tenham problemas com sua autoestima. Ainda mais na era dos filtros infindáveis das redes sociais, nas quais os corpos e vidas são mais e mais perfeitos. Como aumentar a autoestima, se sua vida não se parece em nada com a dos famosos influenciadores digitais?

Já existem estudos que associam a era da tecnologia, com a dificuldade de se aceitar e compreender suas próprias características, na construção de sua personalidade.

Mas, afinal, o que é essa superestimada autoestima?

Explicando em linhas mais resumidas, ela é a capacidade própria de se dar um autovalor saudável e realista, sendo fundamental para uma boa saúde mental.

Basicamente, construímos essa percepção baseados nas experiências vividas em nossas relações interpessoais, iniciando principalmente com as familiares.

Logo, se somos cercados de relações negativas, fortemente punitivas e críticas, com poucos estímulos positivos, aumentam as chances de se desenvolver uma autoestima fraca ou inexistente.

Então, como aumentar a autoestima?

No século que vivemos, a resposta para essa pergunta com certeza vale um milhão de dólares. Todos os profissionais da saúde mental buscam incansavelmente essa resposta para ajudar seus pacientes.

Brincadeiras a parte, não existe uma receita de bolo, ou fórmula básica que vá aumentar a autoestima do dia para a noite, como mágica. Porém, algumas táticas podem sim ser adotadas e mostram ser muito eficazes em sessões de psicoterapia. 

Descubra agora algumas dessas atitudes que vão te ajudar a fortalecer a sua autoestima:

1 – Não fique preso as falsas ilusões das redes sociais

Nas redes sociais, todas as vidas são perfeitas, os corpos esculpidos e tudo é cheio de gliter e purpurina. Mas, sabemos que a vida real não é nada assim e existem diversos filtros e photoshops para deixar tudo no modo Hollywood.

Então, se desapegue dessas ilusões e não fique se sentindo fracassada ou desiludida por não possuir determinada vida, ou aquele corpo de Instagram.

Se as redes sociais afetam tanto sua autoestima, dê uma pausa nessas redes, apague os aplicativos, ou seja mais radical: desative sua conta por tempo indeterminado e seja feliz!

2 – Desprenda-se do passado e de relações tóxicas

Para aumentar a autoestima, é preciso desprender-se do passado. Nem sempre as relações familiares, ou de pessoas próximas, foram saudáveis.

Logo, isso ainda afeta a sua capacidade de aceitar e se amar por si só. Não se culpe pelo passado, ou por coisas que aconteceram. Ter essa culpa só vai dificultar a sua evolução como ser humano.

3 – Logo, não fique generalizando as suas vivências

Não é porque algo deu errado uma vez que necessariamente vai acontecer dessa maneira novamente. Para aumentar a autoestima, é preciso coragem para enfrentar novos desafios.

Em vez de se culpar, pegue o conhecimento adquirido pelo erro e toque o seu futuro. Tire sempre uma experiência, não um trauma.

4 – Não fique se martirizando, saiba aceitar seus erros

Uma pessoa que possui baixa autoestima, tende a ser extremamente crítica e punitiva consigo mesma. Mas, errar é humano e faz parte do aprendizado. Quando você passa a se aceitar como um ser falho, automaticamente essa estrutura punitiva começa a diminuir e sua autoestima se recupera.

5 – Que tal reconhecer suas vitórias?

Nada melhor para a autoestima do que reconhecer suas próprias vitórias e comemorá-las, sem culpa. Afinal, foi a partir de seu esforço e erros que você chegou aonde chegou.

Essa talvez seja a melhor atitude para aumentar a autoestima: reconhecer que, mesmo errando, você acertou e venceu. Seja na conquista de pequenas coisas, ou grandes sonhos!

A sua autoestima é essencial para sua felicidade

Ninguém é feliz sendo negativo e punitivo consigo mesmo. Pessoas muito críticas e com pouca autoestima tendem a desenvolver mais facilmente transtornos graves, como depressão e ansiedade.

Aceitar os próprios erros, viver no presente, não ficar se comparando o tempo todo e reconhecer seus acertos são ótimas táticas para aumentar a autoestima.

Claro, como dissemos, não existe uma receita de bolo ou algo que vá magicamente aumentar sua capacidade de se aceitar.

Mas mudar hábitos tóxicos já é um excelente começo! E para receber mais conteúdos motivacionais como esse, assine nossa Newsletter e receba todos no seu e-mail. Prometemos não te enviar Spam, e você poderá cancelar a assinatura sempre que quiser, combinado?

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress