Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Cochilo durante o dia pode trazer inúmeros benefícios

A importância do cochilo para o corpo e mente

Sabe quando bate aquele sono durante o dia, principalmente após o almoço? Pode ser que você já tenha tirado um cochilo e acordado mais cansado, menos produtivo e, no fim, ficou se perguntando: será que isso faz bem? No artigo de hoje vamos falar sobre isso! A sesta, ou “siesta” (em espanhol), é prática comum em alguns países, como Espanha e México, e tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Continue lendo para entender um pouco mais sobre isto.

De onde vem essa vontade?

 A primeira pergunta que você precisa se fazer é “de onde vem essa vontade?”. É normal sentir um pouco de sonolência após uma refeição, dependendo do que comemos. Agora, se o desejo de dormir aparece em outros horários, ou persiste mesmo após uma soneca, pode ser um indicador de algum problema que merece mais atenção.

Pode ser que você esteja dormindo mal (ou pouco) à noite, pode ser que tenha alguma deficiência de nutrientes em sua alimentação, ou até mesmo algum indício de depressão. O excesso de sonolência diurna é um sintoma que não podemos ignorar. Agora, caso não seja este o seu caso, caso seja apenas uma leve sonolência que te faz ter vontade de um rápido cochilo, vamos entender o que isto pode fazer com seu organismo.

O que este cochilo causa?

Um cochilo à tarde pode ajudar a aliviar a tensão, diminuir o estresse, melhorar a memória, aumentar o estado de alerta e a capacidade de concentração. No longo prazo, se praticado com regularidade, este cochilo pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares e reorganizar o sistema imunológico. Ou seja, pode fazer muito bem! Mas, atenção! Todos estes benefícios estão ligados ao sono em si, não são exclusividade da soneca da tarde, portanto, precisamos tomar cuidado para que este cochilo não atrapalhe o sono noturno. A noite ainda deve ser prioridade. Logo, precisamos limitar o tempo desta soneca.

Quanto tempo é saudável?

Nosso sono tem ciclos, como já falamos neste outro artigo. Isso significa que após cerca de 45 minutos, entramos no estágio 3 do sono, uma etapa anterior ao sono REM (Rapid Eye Movement, em inglês). Neste estágio mais profundo do sono, a atividade cerebral diminui consideravelmente, diferente do sono REM, onde a atividade cerebral volta a acontecer. Acordar neste momento pode causar uma sensação de atordoamento e letargia.

Por isso, é importante manter o cochilo até, no máximo, 40 minutos. Alguns especialistas estimam que um tempo entre 15 e 30 minutos é o ideal. Mesmo que você pense em completar um ciclo e acordar no próximo momento em que o sono ficar superficial, ainda pode ser prejudicial porque a quantidade de tempo pode afetar o sono noturno. Isso acontece por causa da pressão de sono (como seu corpo sente a necessidade de dormir). Quanto mais dormimos durante o dia, menos o corpo entende que precisa descansar à noite.

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Como otimizar essa soneca?

Como a sesta precisa ser curta, é importante ter alguns cuidados com o ambiente, para que ela seja eficaz. Caso seja possível, procure escurecer o ambiente, ajustar a temperatura, sentir-se confortável (sem sapatos, cintos e jóias que possam incomodar) e reduzir os ruídos externos. Sabemos que nem sempre temos todas as condições ideais, mas, caso consiga realizar alguma destas ações, já vai ajudar!

Não esqueça do despertador, para não prolongar o cochilo e ter mais prejuízos que benefícios. Outro item importante é a regularidade. É claro que, após uma eventual noite ruim, uma soneca pode ajudar pontualmente, mas os benefícios de longo prazo (tanto da sesta, quanto de boas práticas de higiene do sono) demandam constância e regularidade.

O cochilo diurno pode fazer bem, desde que seja controlado. A duração recomendada é de 15 a 30 minutos, para que os benefícios sejam aproveitados e não haja prejuízos para o sono noturno. Uma última consideração merece menção: não se force a cochilar durante o dia. Caso você não sinta necessidade, ou sinta que está tentando e não está te fazendo bem, lembre-se que a prioridade é o sono noturno. Nem todas as pessoas se adaptam à prática da sesta. Por isso, atente para os sinais que seu corpo te dá.

Como já dissemos, fique atento à sonolência diurna, ela pode ser um sinal de que você precisa procurar um médico. Caso não seja algo exagerado e persistente, uma boa soneca pode ser útil para aumentar sua produtividade, atenção e disposição no período da tarde. Conte sempre com a UKOR no cuidado do seu sono!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress