Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Rotinas saudáveis e produtivas em reclusão social

ben-garratt-Q2TgE-vSdmg-unsplash

Aprenda a transformar os seus dias com mudanças de hábitos e uma rotina saudável

Você também acreditou que por estar em casa o tempo todo tudo seria mais fácil, confortável e menos cansativo? Pois bem, aprendemos que depois de certo tempo de isolamento social essa nossa percepção acaba se transformando.

Podemos perder a noção do tempo, ter a nossa rotina bagunçada e sentir desânimo ou frustração. Pensando nisso, trouxemos alguns segredos fundamentais para a base de uma rotina saudável para sua vida. Você não vai perder esta leitura, vai?

Uma rotina saudável não é chata e faz bem para todo mundo

Provavelmente você nem pensou em adaptar a sua rotina de uma maneira consistente e balanceada para lidar com a quarentena, não é mesmo? Afinal, diante de tantas preocupações e novidades, acabamos focando nos assuntos prioritários.

Justamente devido à instabilidade desta pandemia e tudo de negativo que ela traz, nós procuramos conforto e segurança em hábitos que nos trazem prazer e sentimentos positivos. Esse ciclo acaba amenizando momentaneamente algumas emoções, mas gera desequilíbrio em muitos pontos de nossa vida.

Por isso é fundamental que nesse momento você tenha um olhar atento e cuidadoso para a sua rotina diária. A seguir separamos alguns segredos que podem transformar os seus dias:

Cuidado com aquele pedacinho de bolo a mais

Talvez você, assim como a maioria de nós meros humanos, também acabou comendo de forma desregulada e inconsciente nesta quarentena. Basta abrir o Instagram ou o tiktok para encontrar uma receita fácil ou um cupom de desconto que nos leva a comer doces, pizzas ou hambúrgueres.

O ato de comer traz benefícios físicos e supre a nossa fonte calórica diária ao mesmo tempo em que nos traz prazer e conforto. Logo, é natural que em tempos difíceis a nossa mente queira ingerir alimentos com mais açúcar e gordura. Mas, não se deixe enganar, esse hábito pode diminuir a sua disposição e prejudicar a sua saúde.

Aqui no nosso blog temos um artigo sobre alimentação e sua relação com o coronavírus, ele está cheio de dicas indispensáveis sobre uma dieta saudável que te ajudará a combater esse momento.

Exercícios consistentes

Não é porque estamos em casa que a atividade física deve ser deixada de lado. Com as adaptações necessárias e os exercícios alinhados com o seu condicionamento, é possível manter a sua saúde em dia.

Lembre-se apenas de respeitar o seu limite. Você não deve querer se tornar um triatleta profissional do dia para a noite. Por outro lado, também não é recomendado fazer exercícios apenas uma vez por semana.

O seu foco deverá ser em exercícios diários leves e moderados como, por exemplo, alongamentos, agachamento e abdominais. Para exercícios mais pesados, recomendamos que consulte um médico e tenha o acompanhamento de um profissional de educação física.

Quer mais dicas e informações sobre este tema? Clique aqui.

Sabe aquela noite que você passou “maratonando” uma série? Não a repita com frequência!

Sabemos como vem sendo complicado dormir e acordar em um determinado período. Ou então logo que acordar pensar “Vamos lá! O dia começou”. Como estamos em casa o dia todo, todos os dias, é natural pensar que podemos agir de uma maneira extremante relaxada, similar quando estamos de folga.

Entretanto, nosso cérebro precisa de uma manutenção de boas atitudes e horários para que ele se lembre, quando acordamos, de trabalhar e cuidar da casa e de quem amamos. Por isso, não deixe de dormir e acordar sempre em horários determinados, assim como estabelecer um mínimo de 6 horas e máximo de 8 para cada noite de sono.

Levando em conta a importância desse assunto, recomendamos a leitura do artigo “Sono: como dormir melhor”.

Comece a meditar ou praticar técnicas de relaxamento

Com tanta instabilidade, insegurança sobre o futuro e falta de controle sobre situações financeiras, a nossa ansiedade começa a crescer. Nessas horas é preciso manter a calma.

Existem várias maneiras de controlar a ansiedade. Por exemplo, você sabia que além dos exercícios físicos, a prática de meditação e as técnicas de relaxamento ajudam?  

Quando você sentir que seus pensamentos estão acelerados ou sentir reações físicas no organismo, pare o que estiver fazendo. Tente ficar em um local calmo da casa, coloque uma música de relaxamento ou meditação guiada. Mantenha o seu foco na sua respiração e sinta os pensamentos sumirem aos poucos.

Por mais difícil que possa parecer em alguns momentos, mantenha os seus pensamentos positivos. Lembre-se de boas viagens, encontros com pessoas queridas, conquistas e acredite que tudo isso vai passar.

Tudo isso é útil, mas cadê o segredo da produtividade?

Bom, em primeiro lugar: não se cobre como antes! A realidade mudou, assim como você deve mudar as suas expectativas sobre ela.

A autocobrança exagerada, principalmente agora, só vai fazer sua saúde mental e emocional despencar, levando junto a sua motivação, foco, produtividade e felicidade.

Depois desse lembrete, deixamos a produtividade por último porque para que ela permaneça em um bom nível é necessário o nosso equilíbrio emocional, físico e mental. Ou seja, com as dicas anteriores você construirá uma rotina saudável e equilibrada, favorecendo a sua produtividade. Mas se está procurando algo mais específico, por exemplo sobre home office, temos mais conteúdos para te ajudar. Explore nossos artigos sobre produtividade

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

Melhore suas relações em reclusão social!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Come melhor! Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

Trabalhe a sua autoestima baixando o APP da Ukor!

Saúde | Bem Estar | Insegurança | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Disciplina | Foco | Trabalhar | Podcast | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Luta pela Vida | Relacionamento | História de Vida | Produtividade | Motivação

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress