Você já viveu uma situação em que uma frase dita por você foi compreendida de maneira equivocada? Ou alguém te pediu para fazer algo e você acabou entendendo outra coisa completamente diferente, gerando um clima tenso ou de conflito?
A comunicação é inerente ao ser humano. Por isso, acreditamos que não precisamos aperfeiçoar esse quesito, mas não é bem assim. Precisamos aprender a nos comunicar de forma efetiva e saber ouvir sem ansiedade.
Ruídos no diálogo, seja em casa, com amigos ou no trabalho, podem afetar relações, conquistas e até mesmo a produtividade pessoal.
A necessidade de ser um bom comunicador
Para exemplificar, usaremos as mudanças repentinas da pandemia e como a comunicação interferiu na produtividade pessoal e do trabalho:
Exemplo 1: comunicação efetiva
Do dia para a noite você precisa começar a trabalhar remotamente por causa do COVID-19, precisando conciliar família, trabalho e afazeres domésticos. Nesse cenário você tem um casamento, possui uma criança de 6 anos e é líder de uma pequena equipe no trabalho.
Nos primeiros dias dessa mudança, você faz reuniões virtuais com a sua equipe para transmitir claramente a situação e as medidas necessárias para enfrentar a pandemia e suas consequências. Com uma postura sempre segura, um tom de voz amigável e atenção redobrada para tirar todas as dúvidas, você consegue transmitir tranquilidade e transparência para a equipe.
Seguindo o mesmo estilo de comunicação, você e seu parceiro conseguem estabelecer através do diálogo construtivo rotinas que se enquadram para os dois. E por fim, consegue explicar de maneira tranquila e lúdica tudo que está acontecendo para a criança.
Leva algumas semanas até você se ajustar totalmente, mas há sempre empatia e apoio da equipe e da família entre si. Isso tudo favorece o seu desempenho e ajuda a elevar, com os dias, a sua produtividade pessoal.
Exemplo 2: comunicação com ruído
Na segunda hipótese, você não está tão confiante, passa insegurança nas reuniões, não explica com clareza as dúvidas e não possui todas as informações necessárias sobre como as coisas acontecerão.
Sua equipe fica com várias dúvidas sobre o que precisa ser feito e como funcionará o trabalho remoto. Além disso, muitos começam a acreditar que haverá demissão em massa. Como consequência, o clima na equipe fica improdutivo e cheio de medo.
Sem conseguir lidar com as questões do trabalho, a sua paciência diminui e você fica menos flexível para o diálogo com o seu parceiro. Há imposições sobre horários ou necessidades e dificilmente vocês chegam em um acordo produtivo para ambos.
Por fim, você não sabe como explicar para a criança o que é a pandemia e o motivo de tomar os cuidados provisórios. Sem uma linguagem lúdica ou um tom de voz tranquilo, ela começa a pensar que nunca mais poderá sair de casa ou voltar para a escola.
Depois de algumas semanas e várias discussões cansativas, as coisas começam a melhorar novamente. Você sente um esgotamento mental, mas consegue lidar com todas as atividades.
Resultado
Comparando os dois exemplos podemos perceber as diferenças de uma comunicação efetiva e uma com ruídos.
Para finalizar, vale reforçar duas práticas básicas que transformam a comunicação e melhoram a produtividade pessoal:
- Escuta empática: coloque-se verdadeiramente no lugar do outro para entender o que as pessoas precisam.
- Transparência: tenha claro o que precisa ser feito e qual a melhor maneira de pedir. Evite frases com dupla interpretação.
Lembre-se que a inteligência emocional também é um grande aliado nesse processo. Quer desvendar outros segredos sobre produtividade e qualidade de vida? É só se cadastrar para receber conteúdos exclusivos!
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