Ukor

Nosso Blog

Frustração é bom. Viver frustrado não!

jeshoots-com--2vD8lIhdnw-unsplash (1)

Talvez você já tenha passado por alguma (ou algumas) dessas situações: trabalhou duro em um projeto e não deu certo, o parceiro terminou o relacionamento de forma inesperada, foi reprovado em uma entrevista de emprego, ou não atingiu algum resultado desejado. E você provavelmente sentiu algumas emoções negativas nessas situações, como a frustração.

Mas o que é frustração? 

A frustração ocorre quando as expectativas que criamos não são atendidas. Em outras palavras, significa que você agiu de tal forma para produzir certos resultados, no entanto, estes foram diferentes do que você esperava. Esse sentimento, ao contrário do que muitos imaginam, pode ser funcional para nossa sobrevivência, porque as emoções negativas geradas podem levar a mudanças e à uma melhor adaptação da pessoa.

Por exemplo, talvez você tenha se debruçado horas e horas sobre um projeto que, no fim, não deu certo. Quando há uma frustração, essa emoção pode gerar uma vontade de melhoria e aprimoramento, fazendo todas as alterações possíveis para que sua expectativa de ter o projeto aprovado seja alcançada da próxima vez.

No entanto, algumas pessoas têm a tendência a agirem de maneira diferente e disfuncional à frustração. Ao invés de ser um incentivo para a mudança e ação, ela pode “congelar” ou imobilizar o indivíduo. Nesse caso, a frustração pode ter afetado a autoconfiança e a motivação para a ação, levando a pessoa a se questionar “será que eu sou boa mesmo?” ou “e se eu falhar de novo?”.

Mas temos que entender que passar por frustrações em nossas vidas é extremamente importante para o nosso desenvolvimento psicológico, especialmente na infância. Crianças que têm todos os seus desejos satisfeitos podem ter dificuldades na vida adulta em lidar com frustrações, não desenvolvendo o que chamamos de “tolerância à frustração”, que é essencial para lidar com as demandas da vida adulta. Afinal, alcançar nossos objetivos nessa fase é uma tarefa árdua, que requer muitos erros para nos aproximarmos dos acertos.

Já que a frustração é necessária, qual a melhor forma de lidar com ela?

A melhor forma é entender e enfrentar a frustração. Isso pode ser feito por meio de algumas perguntas, como:

O que aconteceu?

Observe e identifique a situação, sem qualquer julgamento ou juízo de valor. Evite julgamentos autodestrutivos, como “eu errei”, “sou péssimo”, “nunca consigo o que quero”. Apenas analise a situação, de forma “nua e crua”.

O que eu esperava que acontecesse?

Identifique quais eram suas expectativas diante dessa situação. Era ser aprovado para uma vaga de emprego? Ter o seu projeto aprovado? Ganhar a prova em primeiro lugar?

O que eu fiz ou como contribui para que esse fosse o resultado?

Perceba o seu grau de responsabilidade pelo resultado. Muitas vezes, tentamos controlar ou nos responsabilizar por algo que, na verdade, não está sob nosso controle. Por exemplo, posso ter dado o melhor de mim em uma prova, no entanto, fatores como os adversários ou as condições ambientais podem ter influenciado o meu resultado. Saiba identificar e responsabilizar-se pelo que é seu!

O que eu posso fazer em uma outra ocasião, para que o resultado seja diferente?

Por fim, reflita o que você aprendeu com essa situação. Quais foram os pontos positivos e os pontos que precisam ser desenvolvidos? Na prova, talvez você tenha identificado que os seus adversários possuíam um nível técnico melhor do que o seu. Elabore um plano de ação para melhorar o seu nível técnico e comprometa-se com ele! 

Eu posso aceitar a falha, todos falham em alguma coisa. Mas eu não posso aceitar não tentar”. Michael Jordan

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

Ouça nossos Podcasts, e melhore sua qualidade de vida!

Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress