Antes de mais nada é importante entender que o termo detox tem sido utilizado na área da nutrição de modo muito banalizado. Nosso corpo, através do rim e pulmão, é plenamente capaz de eliminar substâncias indesejadas, ou seja, de desintoxicar. Outro ponto importante é que qualquer restrição calórica é capaz de ativar esses sistemas no nosso corpo. Sendo assim, já fica claro que não é o suco que fará esse papel.
Posto isso, o suco pode sim fazer parte da sua alimentação e ser uma excelente fonte de nutrientes e fibras, mas vamos passar a chamá-lo de suco verde e não detox, combinado?
O suco verde pode ser uma alternativa para introduzir mais vegetais e nutrientes na sua alimentação. Ajuda muito também em quem tem constipação (mas para isso ele não deve ser coado). Outra vantagem é que as receitas são muito versáteis, você pode usar o que tiver na sua geladeira, não precisa ser sempre a couve. Boas opções são: pepino, salsão, agrião, espinafre, o que você quiser!
Boas opções para incluir o suco verde na sua alimentação:
– No café da manhã;
– No lanche da tarde ou ao chegar em casa do trabalho, principalmente se você precisa esperar um pouco para o jantar;
– Junto das refeições, sim pode tomar um pouco de água ou suco junto com as refeições, sendo apenas um copo, não tem problema!
E os sucos vendidos prontos, são uma boa opção?
Depende! Se eles forem frescos e, preferencialmente não coados, podem ser uma ótima opção pela praticidade, mas cuidado! Às vezes esses sucos são vendidos a preços abusivos.
Quanto mais variada a nossa alimentação e rica em alimentos IN NATURA melhor, por isso, se você gosta de sucos, eles são sim uma boa opção! Crie sua própria receita e delicie-se nesse verão.