Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Apneia infantil: riscos e principais cuidados

Design sem nome (21)

Pensar em crianças é o mesmo que relacionar com vitalidade, energia e ainda admirar como possuem, na maioria das vezes, um sono profundo e revigorante. Acontece, que assim como os adultos, crianças podem ser acometidas pela apneia do sono. Vamos falar um pouco mais sobre isso!

APNEIA OBSTRUTIVA REQUER ATENÇÃO!

Costumamos pensar que distúrbios do sono são mais aparentes em adultos. Mas isso requer a sua atenção! Antes, é preciso entender o que de fato é a apneia.

A apneia é um distúrbio do sono caracterizado com interrupções na respiração durante o período o qual a pessoa encontra-se dormindo, podendo acontecer uma ou mais vezes ao longo de uma única noite de sono.

De acordo com um estudo realizado na cidade de São Paulo pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, 32,8% da população geral tinha apneia do sono. Isso mostra como é uma doença frequente, mas quem a tem, permanece sem diagnóstico.

Como foi falado, requer sua importância, já que essa mesma doença também pode acometer as crianças.

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO EM CRIANÇAS

Imagine uma bola de ar sendo preenchida, mas por algum motivo a passagem de ar não consegue ser concluída. Assim acontece com a AOS (Apneia Obstrutiva do Sono), tem momentos durante o sono em que o ar não consegue chegar normalmente nos pulmões.

“Com o tempo, AOS se não tratada , pode resultar em problemas de saúde sérios. Cerca de 10% das crianças roncam, mas somente cerca de 1 a 3 % das crianças que roncam têm apneia do sono” – diz a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.2

Uma noite de sono sem qualidade desencadeia inúmeros fatores prejudiciais à saúde. A criança que sofre de apneia pode apresentar durante o dia problemas de concentração, gerando mau desempenho escolar.

Pode ainda, mostrar alteração de humor, já que houve interrupção no sono, isso acarreta também irritação, uma agitação maior por parte da criança. Contudo, como não teve uma noite de sono saudável, o corpo não conseguiu se recuperar e podendo causar impactos como sonolência, fadiga e até mesmo dor de cabeça.

Dessa maneira, é evidente que o desenvolvimento de maneira saudável da criança pode ficar comprometido. Os fatores de riscos precisam ser entendidos para que seja identificada a apneia e assim garantir um tratamento adequado.

FATORES DE RISCO DO DISTÚRBIO

Alguns podem passam despercebidos, mas logo abaixo estão listados, de acordo com a SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), os fatores de risco do distúrbio:

  • Amígdalas e/ou adenoides grandes: Esse é o fator de risco mais comum em crianças. 
  • Obesidade: Crianças que têm sobrepeso, têm maior probabilidade de ter apneia do sono.
  • Problemas de tônus muscular: Os músculos da garganta podem relaxar e bloquear a passagem de ar. Geralmente, pessoas (tanto adultos quanto crianças) com condições de distrofia muscular ou paralisia cerebral podem ser prejudicadas por este fator.
  • Síndromes genéticas: Crianças com doenças genéticas tais como síndromes de Down e Prader-Willi podem ter AOS.
  • Anormalidades da Face ou da Garganta: Crianças que têm formato anormal na face ou garganta podem ter risco de apneia do sono. Por exemplo, queixo ou garganta pequenos, língua grande ou uma fenda (um orifício) no céu da boca podem provocar AOS.
  • Problemas no Controle da Respiração: Alguns problemas neurológicos podem afetar a respiração durante o sono.
  • História familiar: A apneia do sono em membros da família pode aumentar o risco para AOS.

CONCLUSÃO

Pudemos perceber que a apneia é uma doença incômoda, preocupante e que pode acometer crianças. Além disso, deixar de identificar esse distúrbio pode acarretar danos no desenvolvimento saudável da criança. Contudo, identificando previamente sinais de AOS, é possível tratar o quanto antes e proporcionar noites de sono incríveis com inúmeros benefícios para seus filhos. Nosso blog está repleto de informações que podem te ajudar a dormir melhor. Conte com a UKOR!

👉Siga @ukoroficial no Instagram!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1) https://sbpt.org.br/portal/publico-geral/doencas/apneia-do-sono/

2) https://sbpt.org.br/portal/publico-geral/doencas/apneia-obstrutiva-do-sono-em-criancas/

https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/apneia

https://www.cpaps.com.br/blog/fatores-de-risco-para-apneia-do-sono-em-criancas/

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress