Ukor

Nosso Blog

Comer por ansiedade: 4 dicas para evitar esse comportamento

lily-banse-YHSwy6uqvk-unsplash-2

A ansiedade é uma reação normal diante de determinadas situações difíceis da vida, nada mais é do que nosso corpo nos preparando para uma situação de risco. A ansiedade vira motivo de preocupação quando se torna muito forte ou frequente, e começa a atrapalhar as atividades cotidianas.

A sensação contínua de coração batendo forte e rápido, e de expectativa que não passa gera um estado desagradável de agitação interior. Nessa fase as preocupações se tornam excessivas, aparece a tensão no corpo, pensamentos ruins e fica muito difícil conseguirmos nos alimentar com qualidade. Por isso, utilizar algumas técnicas para aprender a reduzi-la é fundamental, vamos a elas?

Comer

Sim, pode parecer estranha essa estratégia, mas um dos comportamentos que faz a ansiedade aparecer é a restrição alimentar. Quando você come menos do que precisa ou do que acha que precisa, possivelmente fica com fome, e descontente também.

Entenda que viver todos os dias restringindo a alimentação, fazendo dieta, não é saudável! Nossos corpos precisam de energia, uns dias mais, outro menos. Pois se julgou que só precisaria comer uma salada no almoço, mas na verdade seu corpo precisava de um prato com arroz e feijão, ficará com fome rapidamente e, por estar de dieta, não vai comer. Já percebeu o que vai acontecer na sequência? Final de tarde ou à noite em casa, você vai comer o que aparecer pela frente e até mesmo exagerar.

Portanto coma de acordo com sua fome, já temos textos aqui sobre isso, e fique livre da ansiedade provocada pela restrição alimentar.

E acredite: não existe alimento proibido. Nenhum alimento é vilão ou tem o poder de estragar sua alimentação. Aprenda a reconhecer os momentos para comer o que você gosta. Não fique ansioso se viu por aí alguma notícia condenando seu prato favorito. Todos os alimentos e preparações tem espaço na nossa alimentação.

Meditar

Treinar essa técnica é entrar em contato consigo e criar um ambiente de paz na sua mente. Meditar não é simplesmente buscar uma mente sem pensamentos, mas olhar para eles e reconhecer a impermanência. Ela consiste em diminuir os focos de atenção e entender que o pensamento é só um pensamento, ele não é você.

Existem muitas técnicas e para encontrar a sua favorita é preciso experimentar. No aplicativo da UKOR temos exercícios de respiração, você pode começar hoje mesmo! Os benefícios dessa prática aparecem em poucos dias depois que você começa a praticar com regularidade. Dedicar um momento do seu dia para uma atividade com foco em você, certamente reduzirá a ansiedade diminuindo as chances de você recorrer à comida quando está sem fome.

Mexa-se

Outra alternativa para lidar com a ansiedade é fazer atividade física. E aqui não falamos somente de ir à academia ou praticar algum esporte. Sair do estado de repouso e colocar o corpo em movimento libera hormônio do prazer e ajuda a mente ansiosa a ficar mais relaxada.

Você pode dar uma volta no quarteirão, subir escadas em casa ou no trabalho, dançar um pouquinho, fazer uma saudação ao sol do yoga, dar uma volta de bicicleta, brincar com o cachorro, etc. Acredite, todo movimento conta! Se for em contato com a natureza, em um parque por exemplo, vai ajudar ainda mais. Todas essas atividades trarão sensação de prazer, tirando o foco das questões que te trazem preocupação e até mesmo te ajudando a ficar mais relaxado, focado e pronto para lidar com elas logo depois.

Durma bem

Dormir bem ajuda no controle da ansiedade. É durante o sono que ocorrem processos restaurativos do corpo. Destacamos que é importante dormir no escuro para que os processos restaurativos ocorram de forma mais eficiente.

Prepare-se para o sono antes de ir para a cama. Pelo menos uma hora antes de deitar-se, mantenha-se longe do celular e da televisão. Um estudo mostrou que mesmo com o celular desligado ele desvia a atenção do usuário. Assim, se possível, deixe o celular fora do quarto e use um relógio despertador que não esteja conectado à internet.

Evite bebidas com cafeína a partir do meio da tarde. Bebidas alcoólicas podem parecer uma boa escolha para relaxar, mas irão atrapalhar o sono. Prefira consumir esses dois tipos de bebidas durante o dia e longe do horário de dormir.

Uma última dica para auxiliar na estratégia do sono, lembre-se que um banho quente antes de deitar também ajuda a relaxar e pode fazer você adormecer com mais facilidade.

Gostou das estratégias apresentadas? Vamos começar a praticar?

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Melhore sua vida dormindo melhor! Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

Saúde | Bem Estar | Insegurança | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Disciplina | Foco | Trabalhar | Sono | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Durma Melhor | Relacionamento | Humor | Produtividade | Aprendizados

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress